Setecidades Titulo Praça Lauro Gomes terá 90 dias de obras
Praça Lauro Gomes terá 90 dias de obras

Reforma do espaço em S.Bernardo inicia segunda-feira, com investimento da iniciativa privada

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
08/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


 A partir de segunda-feira, a Praça Lauro Gomes, na área central de São Bernardo, passará por processo de revitalização, que levará 90 dias para conclusão. O fechamento parcial ou total do espaço durante o período de obras ainda está sendo discutido, segundo o prefeito Orlando Morando (PSDB), que anunciou ontem, no local, a ação durante a assinatura do protocolo de intenções com a Setin Construtora. A empresa custeará a reforma, após chamamento público da Prefeitura, com investimento orçado em R$ 1 milhão.

O projeto de reforma foi feito pelo Executivo e aprovado pela empresa e pelo Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural). Entre as intervenções constam ampliação dos banheiros, com acessibilidade, restauração da fonte Princesa Isabel, manutenção do playground, gradil, piso, bancos, além da instalação de uma base da GCM (Guarda Civil Municipal) e disponibilização de serviço de wi-fi. A praça, que hoje conta com duas entradas, ganhará mais três portões de acesso, para que os visitantes caminhem o mínimo possível para adentrar ao espaço.

A primeira etapa para revitalização do local ocorreu em fevereiro, quando a administração retirou a feira de artesanato que funcionava havia mais de duas décadas na praça e negociou com os comerciantes para que eles fossem realocados. Desde abril, 37 lojistas estão trabalhando em boxes, instalados na frente da praça.

“Devolvemos o espaço ao povo. Fizemos permissão de uso (aos comerciantes) por meio de edital público. Exigimos que tinha de ser feito um investimento das lojas, eles negociaram diretamente com o fabricante e pagaram R$ 13 mil em cada boxe”, conta Orlando Morando. A Setin Construtora prevê fazer a cobertura das lojas para que os pedestres possam se abrigar em ocasiões de chuva.

O chefe do Executivo recordou a situação em que encontrou a praça ao assumir o Paço. “Em dezembro, já como prefeito eleito, o Ademir Medici (jornalista responsável pela seção Memória, do Diário) me pediu para fazer uma foto ao lado do busto do primeiro prefeito de São Bernado, Wallace Simonsen. Quando cheguei, não conseguia achar o busto, pois a praça estava tomada por barracas, tinha pé de goiaba em cima do busto e era só mato. Não era possível que a praça, um símbolo da cidade, estivesse profundamente degradada”, disse. “Fim de setembro vamos fazer grande festa para comemorar a revitalização”, concluiu.

 

História revive com carro de Lauro Gomes

 

Em homenagem a Lauro Gomes (morto em 1964), que dá nome à praça na região central e foi prefeito de São Bernardo (em duas oportunidades, de 1952 a 1955 e de 1960 a 1964) e de Santo André, o atual chefe do Executivo Orlando Morando (PSDB) chegou ao evento de anúncio da revitalização do espaço a bordo do veículo que pertenceu a Gomes.

O automóvel, um Dogde Kingsway, ano 1953, foi importado dos Estados Unidos, uma vez que indústria automobilística brasileira passou a produzir carros somente no fim da década. “O modelo foi escolhido por ser o mais barato que existia à época”, contou o motorista Nilton Dias da Silva, 53 anos, que atua no cargo na Prefeitura há 16.

Lauro Gomes utilizava o veículo somente em ocasiões especiais – tanto que está com 21 mil quilômetros rodados. O veículo possui motor de seis cilindros em linha e três marchas.

“Como quase tudo que encontramos, este carro estava jogado na garagem da SU (Secretaria de Serviços Urbanos) sucateado e recuperamos, porque é patrimônio público e uma forma de homenagear o prefeito Lauro Gomes, que usava esse carro”, disse Morando.

Equipe da Prefeitura fez o polimento das partes cromadas, pintura em geral e troca de óleo, além de limpeza do tanque de combustível. O motor, estofamento e pneus são os originais de fábrica. O carro tem o registro de patrimônio número 11 da Prefeitura.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;