Memória Titulo
No Dia do Idoso, a homenagem de São Bernardo

São Bernardo celebrou o Dia do Idoso em 30 de setembro e a Câmara homenageou oito moradores

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


São Bernardo celebrou o Dia do Idoso em 30 de setembro e a Câmara homenageou oito moradores. A iniciativa partiu do vereador Minami, presidente do Legislativo. A homenagem fez parte da 84ª edição do Fórum do Idoso. Rosely Miranda reuniu as histórias. Seguem as sínteses biográficas dos homenageados:

1 - Antônio de Paula. Jacutinga (MG), 23-10-1943. Moveleiro e metalúrgico. Veio para Santo André aos 7 anos, está em São Bernardo desde 1956 e há 29 mora em Riacho Grande. É o secretário do Grupo Terceira Idade Alegria, da Associação dos Funcionários Públicos.

2 - Antonio Pereira (Tuniquinho). Amparo (SP), 15-1-1918. Veio para São Bernardo em 1930. Industriário, inspetor de alunos da Escola Otílio de Oliveira, esportista (participou de provas como a Corrida de São Silvestre), um dos fundadores do Meninos FC e violeiro. Sempre fiel a Rudge Ramos.

3 - Eunyce Pedroso Pinto. São Bernardo, 6-5-1937. Estudou no Colégio São José e em São Paulo. Trabalhou em tecelagens e fez carreira na área de Saúde da Prefeitura durante 24 anos. Participa e dirige grupos da Terceira Idade na Vila Baeta e na Associação.

4 - Maria Alice Marques Prata. Poções (BA), 19-2-1938. Menina, sua família mudou para Lucélia (SP). Vive em São Bernardo desde 1958. Atuou durante 20 anos na Matriz da Boa Viagem. Hoje atua na Paróquia de Santa Terezinha, como voluntária da oficina de artesanato.

5 - Neide Guimarães Almagro. Ipiranga, Capital, 5-2-1939. Mora em São Bernardo, em Rudge Ramos, desde 1971. Bancária por 28 anos. Há 16 anos atua no MAT (Movimento Amor e Trabalho), de caráter social e assistencial.

6 - Oliva Antolin Espeso. Astúrias, Espanha, 26-3-1921. Veio para o Brasil em 1960. Reside há 26 anos no Centro de São Bernardo. Integra o Grupo de Convivência da Terceira Idade Nova Esperança na Associação.

7 - Perpétua Coppede (Célia). Liberdade (MG), 6-9-1945. Vive em São Bernardo desde 1958, na Vila Gonçalves. Trabalhou na Vidrotil, na Matarazzo e aposentou-se na Prefeitura. Integra o Grupo Nova Era da Associação.

8 - Vicente Alfio Di Bellis. São Paulo, bairro do Brás, 22-7-1930. Jornaleiro. Em 1958, já com a família constituída, radicou-se em São Bernardo e instalou a Banca Di Bellis, na Praça Samuel Sabatini, passando a fornecer jornais à Prefeitura, Câmara, entre outras instituições.

Crônica da Vila
Depoimento: Hermínio Costa 

Antes de se construir a Varam Motores - hoje depósito da Casas Bahia, em frente a Volkswagen - ali existiu uma antiga senzala de escravos, ao lado da casa do Ponto Alto, de frente para a parte de baixo onde passa o rio.

As referências do espaço não existem mais. A transformação urbanística da cidade encarregou-se de eliminar todos os vestígios.

Para abrir a pista da Via Anchieta Sul, foi derrubada, na margem do rio, uma figueira com mais de 50 metros de altura. Meu tio Orestes contava. Porque o primeiro tratorista que ali trabalhou, foi padrinho do tio Orestes de casamento.

A fábrica derrubou as ruínas da senzala antiga. E os mais novos presenciaram um monte de coisas terríveis, sobrenaturais.

As instalações da Varam eram agora ocupadas pela Simca do Brasil. O sr. Artur, dono dos Vitrais Paulistanos, era o chefe da tapeçaria. Deu uma explosão, mas nada de fogo. Os estofamentos foram cobertos de sangue.

Outro caso: a prensa que desabou misteriosamente, atingindo um trabalhador.

Numa hora do almoço, tempo frio. Vem um jacaré de quase dois metros, no meio da rua. Surgiu do nada. Eu estava lá. Tinha de 19 para 20 anos. Era 1963. No ano seguinte eu saia da Simca e entrava na Mercedes-Benz.

Não sei se houve algum benzimento para eliminar as ocorrências sobrenaturais na fábrica. Mas, é aquele velho ditado: a gente que tinha nona que benzia, tem histórias incríveis. Minha nona se chamava Maria Rocco Costa, nasceu e morreu em São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 18 de outubro de 1981 

Destaque - Pedágio na Rua Oratório arrecada fundos para desempregados.

Editorial - Terminal rodoviário começa com dúvidas em São Caetano

Cultura - Parque Duque de Caxias recebe a V Bienal Pirelli de Arte Infantil e Juvenil.

Formula-1 - Nelson Piquet chega em quinto no GP de Las Vegas e é campeão mundial.

EM 18 DE OUTUBRO DE...

1934 - Criado o Distrito de Paz de Mauá. 

1941 - Olarico de Araujo chega à Vila Metalúrgica, em Santo André, onde já moravam as famílias Jordão, Lincoln, Pimenta e Galuzzi. Utinga, neste tempo, não possuía água encanada, calçamento, luz elétrica e transporte coletivo.

TRABALHADORES

Nasce em 18 de outubro:

1936 - Américo Romão, de Santo André. Operário da Rhodia. Residia na Avenida Maluf, 459.

FONTE: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia das Missões, Dia da Juventude Missionária, Dia da Santa Infância, Dia do Estivador, Dia do Médico, Dia do Guarda Noturno e Dia do Pintor.

SANTOS DO DIA

Nossa Senhora Rainha, Atenodoro, Cirila, Lucas Evangelista, Lúcio e Renato.

São Lucas nasceu na Antioquia, Síria. Era médico e pintor. Escreveu o seu Evangelho em grego puro, quando São Paulo quis pregar a Boa Nova aos povos que falavam aquele idioma. Tornou-se o relator do nascimento de Jesus, o principal biógrafo da Virgem Maria e o primeiro a expressá-la através da pintura.

FONTES: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS

Na segunda quinzena de setembro faleceram em CF159Santo André 77 pessoas entre 80 e 98 anos, conforme levantamento do Serviço Funerário Municipal: 18 pessoas tinham idades entre 90 e 98 anos.

Francisca Vicente Fortini, 98. Dia 17.

Benedicta de Campos, 98. Dia 17.

Mafalda Randi Dondi, 94. Dia 29.

Agnor Vieira Bião, 93. Dia 29.

Julia Leandro de Veras, 92. Dia 21.

Gregório Gitti, 92. Dia 23.

Abrahão Bezerra de Lira, 92. Dia 22.

Maria Antonia de Jesus, 92. Dia 24.

Elisa Montanari Dias, 92. Dia 24.

Zilda da Silva Santos, 90. Dia 20.

Sinezia Paulino Peres, 90. Dia 19.

Orlando Fontolan, 90. Dia 19.

Maria Marcelino Tardelli, 90. Dia 17.

Maria Galizzi. 90. Dia 16.

Estelina Alves da Silva Gomes, 90. Dia 18.

Edewardes Nalesso, 90. Dia 21.

Elvira Saluti, 90. Dia 24.

Zita Cicarelli Almeida, 90. Dia 29. 

SÃO BERNARDO

Victorio Landolfi, 96. Natural do bairro Santa Cecília, São Paulo. Dia 13. Jardim da Colina.

Hosana Rodrigues Eugênio, 83. Natural de Crato (CE). Dia 13. Cemitério dos Casa.

Dirce Apparecida Quinhone Fernandes, 73. Natural de Pompéia (SP). Dia 13. Cemitério de Vila Euclides. 

DIADEMA

Henrique Augusto, 87. Natural de Portugal. Dia 13, em São Bernardo. Cemitério Vale da Paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;