Política Titulo Outra troca
Pinheiro confirma entrada de Jesus na Secretaria de Saúde

Ortopedista da rede de São Caetano assume com missão de organizar o setor, após período de crise no abastecimento de remédios

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
27/02/2015 | 07:10
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), anuncia oficialmente hoje a troca no comando da Secretaria de Saúde ao dar posse a Jesus Gutierrez no lugar de Caio Willians Castro Júnior, que estava desde janeiro interinamente na chefia da Pasta. Funcionário público, o novo titular atua há 25 anos como médico ortopedista da rede municipal. A definição de içar o servidor era aguardada com expectativa no Paço. Isso porque a articulação já vinha desde o fim do ano passado. O Diário antecipou a movimentação sobre a posse, que ocorrerá no Palácio da Cerâmica.

Jesus apenas acertava os últimos detalhes da mudança e disse que se colocava à disposição de Pinheiro para ingressar no primeiro escalão. A secretaria era liderada até o começo deste ano por Mário Chekin, afastado e, posteriormente, exonerado do primeiro escalão após problemas de desabastecimento de remédios na cidade. Essa intervenção do peemedebista tende a ser 29ª modificação no secretariado. Com a alteração, Caio Willians, que também é médico e chegou a ser cotado para se tornar titular, deve retornar para a diretoria da Vigilância Sanitária.

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência em Ortopedia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, Jesus tem 62 anos, sendo que 32 anos deste período trabalhou na função, entre as áreas pública e privada. Ele atuava como diretor médico das especialidades da cidade, prestando atendimento aos munícipes. O principal passo, segundo o novo secretário, é melhorar processo de humanização da rede municipal. “Teríamos que dar esse choque. Por exemplo, resolver de vez o impasse que afeta a população em relação à falta de medicamentos e de médicos”, considerou, em entrevista.

O ortopedista antecipou também que vai procurar ir ao encontro de tudo aquilo que há de demanda dos munícipes, evitando dar margem aos problemas no setor, enfrentados, principalmente, no segundo semestre do ano passado. Antes de Chekin, que ficou afastado devido à detecção de irregularidades, a área de Saúde também foi ocupada por Sallum Kalil Neto – hoje demitido –, o primeiro indicado pelo prefeito. Ele permaneceu no cargo comissionado por pouco mais de um ano. Saiu para atuar à frente da Pasta de Governo e abriu espaço a Chekin.

FIM DA LINHA
Pinheiro planeja fazer apenas mais uma mudança no secretariado para permanecer com este time até o fim do mandato. O prefeito mira mexer na Pasta de Planejamento e Gestão, então chefiada por Lázaro Leão, criticado pelo peemedebista. O setor tende a ser comandado pelo procurador da Prefeitura Marco Antonio Iamnhuk.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;