Setecidades Titulo
Nutricionistas desvendam mitos à mesa
Natália Chaves
Especial para o Diário
30/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


A cada dia surgem novos mitos sobre a nossa alimentação. Muitos são os itens que passam de vilões a mocinhos do dia para a noite. Outros fazem o caminho inverso e, de repente, chegam a ser excluídos dos nossos pratos. Especialistas em nutrição desvendam alguns mitos e mostram que nem sempre os alimentos são 100% bons ou ruins.

O ovo, por exemplo, foi por muito tempo considerado prejudicial à saúde e seu consumo, regulado por médicos que, em sua maioria, recomendavam a ingestão de apenas um por semana. Hoje, as coisas mudaram e estudos provaram seu alto valor nutritivo. "É um alimento com elevado teor de proteínas de excelente qualidade, e contém quantidades significantes de vitaminas A, D, E e do grupo B, além de alguns minerais, como ferro, fósforo, zinco e selênio", explica a nutricionista Viviane Cacioli.

TOMATE

Uma dúvida muito comum é se o tomate ajuda a emagrecer, o que não é verdade. O fruto, consumido desde as civilizações inca, maia e asteca, tem baixo valor calórico e é rico em diversos tipos de vitamina, mas não reduz gordura nem o peso do organismo. O que é verdade sobre o alimento é o fato de ele ajudar na prevenção ao câncer. "É rico em vitaminas A, C e do complexo B, potássio e licopeno (antioxidante), atuando como agente anticancerígeno", diz Viviane.

MANTEIGA

Existe ainda uma questão que assombra as donas de casa na hora das compras no supermercado: a decisão entre comprar manteiga ou margarina. A nutricionista Maiara Helena Nazarin explica a diferença entre as duas e mostra a opção mais saudável a ser tomada: "Nenhuma das duas é saudável, ambas aumentam o LDL (colesterol ruim) do nosso organismo. Mas a margarina diminui o HDL (colesterol bom) devido à gordura trans presente no alimento."

BATATA

Para encerrar, não podemos deixar de falar sobre a batata. A raiz, que está presente na vida dos seres humanos há mais de 7.000 anos, é consumida de diversas formas: frita, assada, cozida,com casca ou sem ela. E embora seja vista como vilã por quem conta calorias, faz sim bem à saúde. "É fonte de carboidratos, vitaminas C e B6, potássio, ferro, magnésio e zinco. E a casca é rica em fibras", justifica Viviane.

Dicas

Existem também os superalimentos, assim chamados por serem bons para diversas partes do corpo. Novidades vêm surgindo para compor cardápios mais saborosos e saudáveis. Veja as dicas da nutricionista Viviane Cacioli:

Smothies - Trata-se de uma mistura de sorvete ou iogurte com vários tipos de fruta. Oferece todos os benefícios das frutas (vitaminas, minerais e fibras) e outros nutrientes, como a proteína vinda do iogurte. Se compararmos, um suco de laranja tem entre 137 e 144 kcal, enquanto os smothies têm cerca de 165 kcal.

Wraps - Nova tendência de lanches, o wraps usa massa de pão sírio ao invés do convencional pão de hambúrguer. Pode ser recheado de diversas formas, que vão desde a carne moída até folhas verdes. Varia entre 100 e 300 kcal, com 30 a 57g de carboidrato, 0,98 a 20,8 g de proteína e 2 a 20 g de lipídio.

Açaí - Para os dias de calor, é ótima opção. Pode ser consumido em forma de bebidas, doces, geleias e sorvetes. É excelente fonte de vitaminas A, B1, B2 e E, além de minerais (como o cálcio, o ferro e o fósforo) e antioxidantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;