Tecnologia Titulo
Conheça os tipos de malware mais perigosos para Android
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
19/05/2022 | 12:55
Compartilhar notícia


O Android é hoje o sistema operacional mais utilizado em dispositivos móveis no Brasil, abocanhando 85,98% do mercado, de acordo com dados da Statcounter Global Stats. A relevância e a natureza aberta, no entanto, fazem com que esses celulares também sejam mais afetados por ataques cibercriminosos. De olho nesse cenário, a ESET separou os três tipos de malware mais perigosos que rondam os smartphones do robô.

Leia mais:
Veja as principais atualizações de privacidade e segurança do Android 12
Stalkerware: como seu telefone Android pode estar te espionando
Proibidos: aplicativos que foram banidos pela Apple e pelo Android

1. Android Ransomware

O ransomware móvel é um tipo de código malicioso que bloqueia o dispositivo e, em muitos casos, também criptografa os arquivos. Os cibercriminosos exigem que a vítima pague para recuperar os dados e o aparelho.

2. Trojans bancários

Esse tipo de malware se concentra em roubar credenciais de plataformas bancárias online e muitas vezes são capazes de burlar sistemas de autenticação em duas etapas. Uma vez que o aplicativo é aceito, o vírus executa uma série de ações no dispositivo e consegue roubar credenciais bancárias e a frase semente (seed phrase) ou a chave de recuperação da carteira de criptomoedas. Todas essas informações são enviadas para o servidor do invasor.

3. RATs (Remote Access Trojans)

Os trojans móveis mais perigosos são os RATs, cujo objetivo é espionar o dispositivo da vítima seguindo os comandos enviados pelo invasor remotamente. Esse tipo de malware é capaz de realizar muitas ações no celular infectado, como gravar pressões de tecla ou keylogging para pesquisar credenciais e outros dados confidenciais, interceptar comunicações em qualquer aplicativo de mídia social, gravar chamadas, tirar fotos e roubar credenciais de programas bancários.

Evite problemas

“Alguns sinais podem ser indicativos de que você foi infectada por um malware, como o fato da sua bateria descarregar rapidamente, a existência de pop-ups de publicidade ou aplicativos que aparecem em seu aparelho sem você ter instalado”, aponta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório ESET na América Latina.

Para evitar problemas, é sempre recomendável manter todos os sistemas atualizados para a versão mais recente, ter uma solução de segurança confiável instalada no dispositivo e estar atento às últimas notícias de segurança cibernética para evitar cair em golpes.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;