Setecidades Titulo Doação do Gaeco
Baep do Grande ABC ganha drone para auxiliar ações da Polícia Militar

Coronel Hélio garante que equipamento fortalece segurança operacional

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
24/04/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


O 6º Baep (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) do Grande ABC foi contemplado com um drone, avaliado em R$ 13 mil, por meio de doação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). O equipamento é fruto de acordo de não persecução penal e o acerto já foi homologado pelo Judiciário de São Bernardo, em caso que envolveu denúncia por lavagem de capitais. Segundo o Gaeco, a intenção é que o Vante (Veículo Aéreo Não Tripulado), de última geração, auxilie as forças policiais no combate e na prevenção à criminalidade na região.

Comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6) – que responde pelo Grande ABC – o coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos confirmou a chegada do equipamento na base do Baep, explicando que a negociação para aquisição do drone foi iniciada ainda quando ele comandava o batalhão – foi nomeado para chefiar a região no começo do mês. “Esse equipamento já está no Baep, mas ainda terá de passar por um processo de regularização no CavPM (Comando de Aviação da Policia Militar), que é o órgão que faz a especificação técnica para atuação do drone na polícia”, ressaltou, pontuando que o Vant ainda precisa de homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do processo de finalização do seguro.

“Depois de toda a documentação estar pronta, os policiais passarão por treinamento para utilização do equipamento”, garantiu, explicando a funcionalidade. “O objetivo maior é visar a segurança do policiamento, mas, também, auxiliará nas ações operacionais e planejamento”, confirmou o coronel, pontuando ainda que o drone colabora para que os policiais possam fazer uma análise de território antes de entrar em atuação, identificar pessoas, pontos de fuga, situação local e monitoramento a distância. “Já temos um drone da PM (Polícia Militar), que foi por aquisição própria, e agora esse vem somar ao trabalho. A ideia é que, a longo prazo, todos os batalhões tenham um drone para auxiliar o trabalho”, anunciou o coronel Hélio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;