Setecidades Titulo Saúde
Convencer familiares é desafio da campanha de vacinação contra HPV

Grande ABC tem como meta imunizar 48,3 mil meninas entre 11 e 13 anos nas escolas e UBSs

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
11/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Santo André deu início ontem à Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) em meninas com idade entre 11 e 13 anos. A ação, realizada em frente à EE Dr. Américo Brasiliense, no Centro, tem como principal desafio a conscientização dos pais a respeito da importância da vacina, avalia o secretário de Saúde Homero Nepomuceno Duarte. A meta da cidade é imunizar pelo menos 11,5 mil adolescentes, 80% do total – 14,4 mil.

“É preciso desmistificar a questão da sexualidade, tendo em vista que a ação não influenciará o início da vida sexual das meninas”, ressalta Duarte. Outra informação importante, na visão do secretário, é deixar claro a diferença entre HPV e HIV. “A imunização não previne contra o HIV (vírus da imunodeficiência humana e causador da Aids).”

A estratégia da Prefeitura, a exemplo das demais cidades da região, será colocar em prática calendário de vacinação nas escolas públicas e particulares, além de disponibilizar a imunização em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), entre 8h e 17h. Em Santo André, a primeira jovem vacinada foi a estudante do 7º ano do Ensino Fundamental Vitória Dias Pereira, 11. Para a mãe, a secretária Jaqueline Dias Pereira, 44, a ação é essencial. “Espero que todas as mães pensem assim.”

Para a dirigente regional de ensino de Santo André, Ariane Aparecida Butrico, a Educação é ferramenta importante quando se trata de orientação. “Jovens bem informados desde cedo se previnem e, consequentemente, têm menos problemas futuros”, considera.

REGIÃO

Em toda a região, devem ser vacinadas 48,3 mil pessoas com essa faixa etária tanto nas escolas municipais, estaduais e particulares quanto nas UBSs. Essa é a primeira vez que o governo federal oferece a vacina, que previne a doença responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de colo de útero.

São Bernardo tem plano de vacinar cerca de 14,4 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos. Na cidade, as jovens nascidas em 2000, mesmo que já tenham completado 14 anos, também participam. São Caetano pretende proteger 3.000 garotas contra o vírus e em Diadema, a expectativa é que 7.000 adolescentes sejam imunizadas.

Em Mauá, a ação também beneficiará meninas da escola municipal Cora Coralina, com meta de vacinar 11.313 pessoas nesta faixa etária. Ribeirão Pires precisa aplicar 2.600 doses, e Rio Grande da Serra tem planos de imunizar 1.280 pessoas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;