Setecidades Titulo São Bernardo
Associação cobra vigência de lei do mieloma

Legislação aprovada em setembro de 2019 institui Semana Borgonha, dedicada à conscientização

Aline Melo
Diário do Grande ABC
24/02/2020 | 22:30
Compartilhar notícia


Apesar de ter sido aprovada em setembro do ano passado, a Lei 6829/2019, que institui em São Bernardo a Semana Borgonha, celebrada em março e dedicada à conscientização sobre o mieloma múltiplo, tipo raro de câncer, ainda não está sendo seguida pela Prefeitura. A acusação foi feita pelo presidente da Abram (Associação Brasileira do Mieloma Múltiplo), o advogado Rogério de Souza Oliveira, 50 anos, ele próprio diagnosticado com a doença.

Foi Oliveira quem procurou o vereador Samuel Alves (PSDB) para sensibilizá-lo sobre a importância de se debater sobre o mieloma. “Já havia tentado mobilizar a Prefeitura. Em fevereiro do ano passado, encaminhei ofício para a Secretaria de Saúde sugerindo as atividades, mas responderam apenas em abril que não haveria tempo hábil”, relatou.

Buscando se antecipar, logo após a aprovação da lei, o munícipe protocolou novo ofício na pasta. “Apenas em novembro o setor de educação continuada da Secretaria de Educação entrou em contato comigo, mas sem me dar um posicionamento, e desde então venho cobrando um retorno”, reclamou.

Segundo Oliveira, para que seja realizada com sucesso na última semana de março, a Semana Borgonha precisaria já estar sendo planejada. “Tenho material que pode ser utilizado, tenho banners que podem ser adaptados com a logo da Prefeitura, mas para isso a gente precisa estar em contato”, comentou.

O alerta do advogado encontra eco nos números do Datasus, banco de dados do Ministério da Saúde. Em três anos, o Grande ABC registrou aumento de 58,5% nas mortes causadas pela doença, que passaram de 41 em 2015 para 65 em 2018.
O mieloma múltiplo é um câncer que ataca os plasmócitos, células do sangue localizadas na medula, e sua progressão normalmente é lenta.

Os sintomas são dores na coluna, anemia e fraqueza. No Brasil, a maioria dos pacientes tem a partir de 50 anos. Em outros países, a enfermidade ocorre a partir dos 60.

Questionada, a Prefeitura de São Bernardo informou, por meio de nota, que em atendimento ao oficio enviado, e como política de educação permanente do município, envolverá todos os departamentos da rede de saúde (atenção básica, especializada, urgência e emergência e complexo hospitalar) na elaboração de ações com o objetivo de divulgar os perigos do mieloma múltiplo, em reconhecimento à relevância do tema.

Santo André, Diadema e Ribeirão Pires também não preparam nenhuma atividade para a data. São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;