Setecidades Titulo
Maio tem calor e poluição atípicos
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
18/05/2005 | 07:42
Compartilhar notícia


O clima quente, seco e atípico para o mês de maio, predominante na última quinzena, deixou a qualidade do ar “regular” nesta terça nas cinco estações medidoras da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) instaladas no Grande ABC. Apesar disso, a nebulosidade prevista a partir desta quarta tende a melhorar o ar nos próximos dias.

Até segunda, as estações medidoras apontavam qualidade “boa” do ar na região, índice característico dessa época do ano. Segundo a Cetesb, a queda da qualidade do ar é resultado da inversão térmica, fenômeno que se caracteriza pelo aprisionamento dos poluentes sobre a atmosfera, exercida por uma grossa massa de ar quente. O monóxido de carbono (CO) é o poluente responsável pelo “regular” indicado em São Caetano.

Já nas demais cidades do Grande ABC – Santo André (Centro e bairro Capuava), Diadema e Mauá –, a qualidade do ar é agravada por partículas inaláveis (MP10). Ambos os poluentes são conseqüência da queima inadequada de combustíveis. Ou seja, estão diretamente relacionados com o trânsito. Níveis acima do recomendável do CO e do MP10 podem causar problemas respiratórios, dor de cabeça e irritação nos olhos.

A temperatura média registrada do dia 1º até terça está acima da média histórica para o mês de maio, de acordo com o meteorologista Luiz Alves, da agência Climatempo. “Enquanto a mínima para essa época do ano é de 13,6°C, a média até agora é de 15,4°C. Com relação à máxima, se a média histórica é de 23°C, desta vez a temperatura chega a 25,8°C. Ou seja, quase 3°C a mais.”

Oscilações bruscas e atípicas de temperatura são comuns no clima brasileiro, explica o meteolorologista. “Por isso a mudança não pode ser considerada um fenômeno climático.” Luiz Alves antecipa que o aumento da nebulosidade irá facilitar a entrada de uma frente fria neste fim de semana, diminuindo assim a temperatura.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;