Contexto Paulista Titulo
Em nome da sobrevivência

Americana proibiu o uso de sacolas plásticas em supermercados e outros estabelecimentos comerciais. Os comerciantes têm prazo

Wilson Marini
19/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Americana proibiu o uso de sacolas plásticas em supermercados e outros estabelecimentos comerciais. Os comerciantes têm prazo até 5 de junho de 2011 para se adequar à nova legislação. A data coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente. Antes de ser aprovada pelos vereadores, a proposta foi debatida por empresários do setor varejista, que se comprometeram a realizar, em parceria com a Prefeitura, campanhas de conscientização e esclarecimento dos consumidores sobre a importância de abandonar o uso de sacolas plásticas. Quem disse que as coisas não mudam? A necessidade leva o homem a se preservar. Mais cedo ou mais tarde o mesmo será adotado por outras cidades. O planeta agradece.

Cerol
A antiga brincadeira das pipas mexe com o imaginário infantil, mas deveria ser praticada em condições seguras para todos. Infelizmente, evoluiu para uma perigosa guerra no ar que acaba fazendo vítimas ao chão, motociclistas especialmente. Nem começou agosto, o mês dos ventos, e as primeiras páginas de nossos jornais estampam pessoas que quase tiveram a jugular cortada pelo cerol. Nos últimos dias, ocorreram dois casos desse tipo, em S. José do Rio Preto e Franca. Escolas, comunidades de bairro e Polícia devem se juntar em campanhas de conscientização. Há ainda o risco de descargas elétricas fatais na rede urbana de eletricidade.

Restrição ao álcool
Começou com os motoristas, mas se estende a outros setores da vida social. Aos poucos, cresce a conscientização entre autoridades no sentido de conter o uso abusivo de bebidas alcoólicas. A Câmara de Taubaté, por exemplo, vai promover audiência pública para debater a ideia de limitar o horário de funcionamento de bares e estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas na cidade. Em Araçatuba, a Vara da Infância e Juventude fecha o cerco à venda a menores na Exposição Agropecuária. É escandalosa a facilidade com que adolescentes e até crianças têm acesso a bebidas na maioria das cidades do Interior Paulista, muitas vezes ao redor da escola. Sempre ocorreu, mas agora as consequências para a juventude são piores. O álcool é o primeiro degrau para as drogas. A vigilância da sociedade também é maior.

Orçamento Participativo
A Prefeitura de Bauru anunciou série de reuniões com a população em bairros para discussão do Orçamento Participativo e do Plano Plurianual 2010-2013. As ações, segundo o Jornal da Cidade, fazem parte da proposta da administração municipal de implantar em Bauru o governo participativo. Em paralelo, cidadãos voluntários se mexem para atuar na fiscalização das contas municipais por meio da ONG Batra (Bauru Transparente), entidade inspirada na experiência do Observatório Social de Maringá (PR) e na Amarribo (Ribeirão Bonito).

Local e global
Cidades do Interior Paulista se inserem na globalização em todos os segmentos. Médicos do Hospital Universitário de Jundiaí, por exemplo, integram um estudo inédito no mundo que vai diagnosticar as principais causas que levam grávidas ao estágio chamado morbidade materna grave. Em Bauru, comissária de bordo formada pelo Aeroclube local foi contratada pela Emirates Airline, uma das principais companhias aéreas do mundo, e passará a viver em Dubai. A cidade é o mundo e o mundo uma cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;