Tecnologia Titulo
Conheça as ameaças mais comuns relacionadas à série Round 6
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
03/11/2021 | 11:48
Compartilhar notícia


A série Round 6, drama de sobrevivência sul-coreano, tornou-se o maior lançamento da história da Netflix, com mais de 111 milhões de telespectadores. Com o aumento do interesse das pessoas, os cibercriminosos não se acanharam em aproveitar a novidade e criaram esquemas de fraude. Os especialistas da Kaspersky compartilham suas análises sobre as ameaças mais comuns e sofisticadas relacionadas ao título, que incluem cavalos de Tróia, adware e até ofertas enganosas de fantasias.

Leia mais:
Terminou Round 6? 5 séries (e 1 filme) para quem gostou da produção sul-coreana
Round 6: série na Netflix aumenta interesse na Coreia do Sul; veja curiosidades
Round 6, Seinfield e as dinâmicas do mercado de streaming

Download de episódios

De setembro a outubro de 2021, a maioria dos arquivos maliciosos que mencionavam a série Round 6 continham Trojan-downloaders, capazes de instalar outros programas tendenciosos. Um dos esquemas dos cibercriminosos funcionou da seguinte forma: é mostrado à vítima uma versão animada do primeiro jogo. Simultaneamente, um Trojan é lançado, podendo roubar dados dos vários browsers dos usuários e enviá-los de volta para o servidor dos atacantes. Também foi criado um atalho numa das pastas, que podia ser usado para lançar o vírus sempre que o sistema fosse iniciado.

A Kaspersky também encontrou um malware móvel explorando o tema Round 6. Esperando baixar um episódio da série, o usuário ganhou um Trojan, que, conforme um app é iniciado, é solicitado ao servidor de controle tarefas para concluir. Isso pode ser, por exemplo, abrir uma guia no navegador ou enviar um SMS para números recebidos do servidor de controle. Este vírus é distribuído em lojas de aplicativos não-oficiais e vários portais sob o disfarce de outros programas, jogos e livros populares.

Fantasias da série Round 6 à venda

Com o advento do Halloween, as pessoas se mostraram interessadas nas fantasias da série. E os cibercriminosos se aproveitaram disso. A Kaspersky observou que muitas lojas de falsificações relacionadas ao Round 6 apareceram. A maioria oferecia a oportunidade de adquirir as roupas que os jogadores usam no show. No entanto, ao comprar em tais sites, as pessoas correm o risco de não receberem a mercadoria e perder dinheiro. Além disso, os alvos acabam compartilhando com os cibercriminosos informações bancárias e de identidade, incluindo endereço de e-mail, endereço de residência e nome completo.

Entre no Round 6 online

Além das páginas “clássicas” de phishing que se oferecem para transmitir a série Round 6, também foram encontradas sites que disponibilizam uma versão online do jogo para ganhar o prêmio principal – 100 BNB (Binance coin). É desnecessário dizer que o jogador nunca recebe a recompensa prometida e acaba perdendo seus dados ou baixando malware.

Proteja-se!

Para evitar ser vítima de programas e esquemas maliciosos, como os que envolvem a série Round 6, a Kaspersky aconselha os usuários a:

  • Verificar a autenticidade dos websites antes de colocar dados pessoais e utilizar apenas páginas oficiais para ver ou fazer o download de filmes. Observar também os formatos URL e a ortografia do nome da empresa.
  • Prestar atenção às extensões dos documentos que está baixando – um arquivo de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi.
  • Usar uma solução de segurança confiável, capaz de identificar anexos maliciosos e bloqueiar sites de phishing.
  • Evitar links que prometem visualização antecipada de conteúdo. Se você tiver dúvidas sobre a autenticidade, verifique com seu provedor de entretenimento.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;