Memória Titulo
Decoração junina? Não, é a roupa no varal

Diadema teve o chamado "Escândalo do Coreto". O coreto foi construído na Praça Lauro Michels e custou aos cofres públicos 6 milhões...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Diadema teve o chamado "Escândalo do Coreto". O coreto foi construído na Praça Lauro Michels e custou aos cofres públicos 6 milhões de cruzeiros. Todo mundo comentou e a obra virou piada, que lembrou o personagem Ciborg, o homem dos 6 milhões de dólares. Lembram?

* * *

A arquiteta Maria Luisa Gagliardi começou a trabalhar na Prefeitura de Diadema em outubro de 1979 e faz parte da primeira turma de estagiárias da Municipalidade. Paulistana, Loli está na Prefeitura até hoje. Vestiu a camisa da sua nova terra, Diadema, e guarda lembranças que ajudam a entender a história do funcionalismo municipal do Grande ABC. Hoje publicamos a primeira parte do seu depoimento.

30 anos atrás...

Texto: Maria Luisa Gagliardi

De família classe média baixa, nascida na Vila Mariana, jogadora de tênis de mesa do Palmeiras, formada em Arquitetura, há meses sem encontrar trabalho, entrei na Prefeitura de Diadema, como estagiária. O salário era excelente. Isso era possível porque era um cargo e não estágio especificamente. Eu e mais cinco colegas - Sonia, Ana, Sérgio, Luiz e Izilda - fomos os primeiros estagiários da prefeitura. Entrei para ficar três meses e cá estou por 30 anos incríveis.

Que diferença de tudo que tinha aprendido e vivido: poder (dever) e poder (fazer o que quiser) me confundiram muito. Falavam que o prefeito não gostava de ver "pobres". Quando ele chegava retiravam do caminho todos os "guardinhas" e pessoal da limpeza. Vereadores negociavam a aprovação de projetos, tanto de lei quanto de construção. Funcionários se esforçavam para resolver os problemas dos contribuintes, sem critério, mas a maioria sem maldade (isto também é poder). Tudo estava para ser feito e eu lá participando.

Diadema somente tinha asfalto no Centro e faixa asfáltica nas vias principais. Tudo parecia tão precário. Houve o escândalo do coreto, incentivava-se as indústrias a se instalarem no Município. Lembro a região industrial do Parque Reid, somente em patamares de terra. A primeira vez que vi uma favela de cima do "morro", perguntei ao motorista: "Por que o morro está enfeitado para festa junina, se estamos em dezembro?". Sabem o que era? Roupas no varal. Que vergonha! Realmente era outro mundo...

Conheci pessoas maravilhosas que nos ajudaram (a nós estagiários). Outros que influenciaram nossa vida profissional pela maneira como lidavam com seu trabalho e sua seriedade.

Os topógrafos com as histórias de campo, por exemplo, eram chamados de "fotógrafos". Poucos anos antes iam trabalhar em carroças. Virei diademense.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 7 de outubro de 1979

Manchete - Delfim (Neto, ministro do Planejamento) quer manter subsídios ao setor agrícola até 1982.

Grande ABC - Chuvas de ontem inundaram bairros de Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Política - Genuíno Neto, hoje José Genuíno, sobrevivente das guerrilheiras do Araguaia e ex-líder da UNE, é entrevistado por Aleksandar Jovanovic. E diz: "Com ou sem partido, movimentos populares devem unir-se".

Política II - João Plaçça Júnior entrevista Almino Afonso, ministro no governo do presidente João Goulart: "Os movimentos de reivindicação popular devem multiplicar-se", previa o entrevistado.

Comércio - Loja 3 Irmãos, de São Caetano, celebra 26 anos de fundação.

Educação - Nome da professora Cristina Fittipaldi, tia dos ex-pilotos Emerson e Wilson Fittipaldi, é dado à escola estadual de Vila Valparaíso. Dona Cristina morou na Rua Coronel Oliveira Lima e lecionou no antigo 1º Grupo Escolar entre as décadas de 1920 e 1930. Entre seus alunos estava Euclydes Rocco.

Música - Dominguinhos faz show hoje no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano.

Rádio - Cantora Joelma e cantor Almir Ricardi estréiam programas na Rádio Diário do Grande ABC.

Esportes - São Caetano candidata-se a sediar os Jogos Abertos de 1982.

EM 7 DE OUTUBRO DE...

1930 - Fundado o Esporte Clube Parque das Nações, em Santo André.

1969 - Ronildo Oténio, policial militar, falece no exercício de sua atividade. Sua foto inaugura a Galeria de Heróis do 10º Batalhão da PM, em Santo André.

1969 - Criada a Paróquia São Vicente de Paulo, no Parque São Vicente, em Mauá.

HOJE

Dia do Compositor.

SANTOS DO DIA

Senhora do Rosário, Gustavo, Heleno ou Helano, Justina, Osita, Mateus de Mântua.

Paróquia de Vila Luzita realiza hoje, às 18h, procissão em louvor à sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;