Cultura & Lazer Titulo Reality gastronômico
Andreense estará hoje na disputa do MasterChef

Rubens Pospi dos Santos, 52 anos, aposta na mistura de culturas gastronômicas para se destacar no programa da Band

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
21/07/2020 | 11:10
Compartilhar notícia
Divulgação


 A paixão por misturar ingredientes fez com que o andreense Rubens Pospi dos Santos, 52 anos, se apaixonasse cedo pela gastronomia. Teve de intensificar a prática quando a mãe passou por uma cirurgia e ele se viu com a possibilidade de comer apenas as receitas preparadas pelo pai. "Ele fazia um tipo de comida só (risos). Não aguentei. Comecei a cozinhar e não parei mais." O ex-gerente de vendas, que atualmente mora no Rudge Ramos, em São Bernardo, é um dos nove participantes da etapa de hoje do MasterChef, que terá início 22h50 na Band.

"O MasterChef surgiu no momento certo na minha vida. Estava voltando de uma viagem de Santa Catarina, onde era a sede da empresa que eu trabalhava como gerente de vendas. Fui dispensado, já sabia que iria ser, na verdade. Passei no sindicato e, quando entrei no taxi para vir embora recebi uma ligação da produção do programa, dizendo que eu havia sido selecionado", lembra. Santos, que já pensava há tempos a seguir um plano B de vida que incluísse a gastronomia, viu essa situação como uma virada profissional. "Já faz três anos que a gente já pensa em tornar essa coisa de gastronomia rentável. Hoje em dia penso como uma necessidade mesmo, uma coisa para eu mostrar e capitalizar o que tenho aprendido e praticado."

No episódio de hoje, Rubens e outros sete participantes vão reproduzir a Tarte Tatin, uma torta de frutas francesa, sob o olhar atento e crítico do chef Erick Jacquin. O francês radicado no Brasil ensinará os passos básicos desta sobremesa. Os criadores das melhores reproduções continuam no jogo e seguem para a próxima etapa, enquanto os piores são eliminados logo de cara.

Na prova final, os sobreviventes terão de preparar um hambúrguer perfeito. Eles precisarão fazer o blend da carne, o molho, toda a seleção e cozimento dos ingredientes e ainda preparar e assar o pão. Além disso, o sanduíche deve ser servido com algum acompanhamento.

O autor da melhor receita conquistará o segundo troféu do MasterChef 2020 - já que nesta sétima temporada cada episódio tem um vencedor -, além de ganhar R$ 5 mil do PicPay e doar a mesma quantia para a Casa do Zezinho, entidade que cuida do desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O vencedor do episódio ainda será premiado com uma bolsa de estudos integral para graduação ou pós-graduação da Universidade Estácio, um dispositivo Echo e R$ 500 em compras no site amazon.com.br. A Brastemp também dará ao campeão um forno da linha Gourmand, digno de um chef, e a Tramontina oferecerá um jogo de panelas profissional e um Kit Chef de facas.

Rubens está otimista. "O MasterChef é o maior reality culinário do mundo. Tem parente no Canadá, na Itália, todos ficaram loucos quando souberam da minha participação no programa. Só de ser selecionado é realização imensa, um sonho realizado." O cozinheiro pretende misturar suas raízes russa e baiana nas receitas e, independentemente de sair com o troféu ou não, fazer deste o seu plano A de vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;