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Clientes em São Paulo vão poder fazer a própria leitura de consumo de energia elética

Medida visa reduzir o número de funcionários nas ruas em meio à pandemia; contas sem leituras serão calculadas pela média

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
03/04/2020 | 16:36
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A Enel Distribuição São Paulo passa a oferecer, a partir de hoje, o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. O serviço está disponível durante este período crítico de avanço da pandemia de Covid-19 e permitirá reduzir o número de leituristas nas ruas, protegendo clientes e colaboradores.

Os clientes que não fizerem a autoleitura terão a conta de energia calculada pela média de consumo dos últimos doze meses, conforme regra anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesse caso, a diferença entre o valor faturado e o que realmente for consumido será compensada na conta de energia quando for retomada a leitura.
“Por meio da autoleitura, o cliente poderá informar à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor, informação que será utilizada pela Enel para proceder o faturamento pelo real valor consumido”, explica a diretora de mercado da Enel Brasil, Márcia Sandra Roque.

Como funciona a autoleitura
Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até dois dias antes dessa data ou no próprio dia. Por exemplo, se a próxima leitura será em 15 de abril, o cliente tem os dias 13, 14 e 15 para informar à Enel os números registrados no medidor.

Para viabilizar a autoleitura, o cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para os canais digitais da distribuidora: App Enel SP no Android (http://bit.ly/2VmOsIj) ou no IOS (https://apple.co/2VpYh8q) e no site https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br. Também é possível pelo call center (0800 7272 120). Neste caso, o cliente digita os números registrados no medidor.

É importante que os clientes mantenham seu cadastro atualizado pelos canais digitais da Enel Distribuição São Paulo, por meio dos quais também pode optar por receber a fatura por e-mail e segunda via da conta.

“Apesar de ter suspendido neste momento de crise a leitura dos medidores, continuaremos entregando mensalmente a conta de todos os clientes, seja fisicamente, seja por e-mail para aqueles que já são cadastrados para o recebimento digital. Reforçamos ainda para que os clientes façam a adesão à conta por meio digital, contribuindo dessa forma para a redução de pessoas em circulação nas ruas. Cabe reforçar que permanecemos executando todos os serviços essenciais de manutenção da rede e de atendimento emergencial e comercial, assegurando aos consumidores a continuidade das operações da empresa”, diz Márcia.

Serviço
Além da autoleitura, da fatura por e-mail e da segunda via da conta, os clientes podem usar os canais digitais para cadastro de débito automático, alteração de titular, consulta de débitos, alteração de data de vencimento, pedido de segunda via, informar falta de energia, dentre outros. O aplicativo da Enel também está disponível nas lojas virtuais para sistema Android e IOS. 




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