Esportes Titulo Quem será?
Região tem 94% de chance
de ver um time rebaixado

Em 2012 o trio pode virar dupla ou o panorama pode até
ser pior e restar apenas o Azulão na Série A-1 do Paulista

Dérek Bittencourt
Thiago Silva
05/04/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


O Grande ABC curte pela primeira vez ter os três principais times na elite do futebol estadual. O Santo André e o São Caetano ganharam neste ano a companhia do caçula São Bernardo, mas em 2012 o trio pode virar uma dupla ou o panorama pode até ser pior e restar apenas o Azulão na Série A-1 do Paulista.

Faltam duas rodadas para o término da competição e, de acordo com os cálculos do matemático Marcelo Leme de Arruda, do site Chance de Gol (www.chancedegol.com.br), a chance de pelo menos um time da região ser rebaixado à Série A-2 é de 93,9%, enquanto a probabilidade de Tigre e Ramalhão caírem juntos alcança 49,9%. Em contrapartida, os cálculos dão conta de que a possibilidade de nenhum ser degolado é de 6,1%.

Individualmente, segundo aponta o Chance de Gol, o Ramalhão tem 81% de chance de queda, enquanto o Tigre aparece com 62.8% de probabilidade (veja na tabela abaixo). Já o Infobola, do estatístico Tristão Garcia, aponta 77% aos andreenses e 65% aos são-bernardenses.

A pequena diferença nos números é o percentual considerado por Arruda e Garcia principalmente com relação ao local da partida e colocação do adversário na tabela. Cada um tem sua forma de calcular as possibilidades. Independentemente disso, o diretor de futebol do Santo André, Juraci Catarino, endossa com os cálculos.

"Concordo com os números. A matemática está correta. Poderíamos estar hoje com 30% ou 40%, mas não fizemos nossa parte. Se analisarmos adversários diretos, jogos restantes e número de vitórias que temos, é uma realidade a qual nos propusemos", afirmou.

Na contramão disso, o presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, se mostrou menos crente aos dados. "Esses prognósticos têm sido equivocados porque não sei que critérios são utilizados. Essas contas são estranhas. Parece que dois mais dois para eles são 19. Esses números não nos assustam porque o futebol é diferente. Quem esperava que o Noroeste iria vencer a Portuguesa (no Canindé)? Quem esperava que o Eduardo (atacante do São Caetano) faria cinco gols em um único jogo (contra o Tigre)?"

Ramalhão e Tigre se enfrentam no sábado, no Estádio 1º de Maio. Segundo Tristão Garcia, um empate entre as equipes e uma vitória de cada na última rodada (o Ramalhão recebe o Corinthians e o Tigre visita a Portuguesa), podem salvar ambas. "É necessário ter sorte e competência. Os dois têm de empatar no próximo sábado, vencer na última rodada e fazer quatro pontos, mas realmente isso é difícil que aconteça", comentou o matemático.

As expectativas andreenses, porém, não coincidem com a ideia de Garcia. "Pelo nosso baixo número de vitórias (duas até agora, enquanto os adversários diretos têm quatro, cinco ou seis), não acredito que nos salvamos com quatro pontos. Na nossa matemática precisamos das duas vitórias, mas temos primeiro que ganhar do São Bernardo", afirmou Juraci Catarino, que lamentou ter de contar com uma vitória contra o Corinthians na rodada derradeira. "Não queríamos depender desse jogo, não era nossa intenção. Tivemos a chance na nossa mão e os cinco pontos que perdemos em casa (dois no empate contra o Oeste e três na derrota ao Prudente) estão fazendo a diferença", completou o dirigente andreense.

Bem como Catarino, o presidente do São Bernardo também calcula que duas vitórias - sobre Ramalhão e Portuguesa - são o melhor cenário para escapar da degola. "Temos uma partida complicada contra o Santo André, mas em casa. E enfrentamos a Portuguesa em declínio. Depende somente de nós", afirmou Teixeira,

Com tudo isso, o clássico de sábado tornou-se fundamental para ambas as equipes e pode até selar o rebaixamento de uma delas em caso de vitória da rival. "Esse jogo será uma decisão entre os dois e apenas um deve escapar", encerrou Tristão Garcia. É esperar para ver o que acontecerá!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;