Cultura & Lazer Titulo
Coleção divulga música erudita
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
14/10/2001 | 17:55
Compartilhar notícia


Uma coletânea de música clássica, reunida em três CDs, acaba de ser lançada pela somlivre.com, um dos braços do grupo Som Livre. Intitulada Bravo!, a caixa traz as mais conhecidas obras de compositores como Vivaldi, Beethoven, Mozart, Bach, Chopin e Tchaikovski, entre tantas outras também muito populares.

Ao todo, o pacote tem 50 faixas e cada álbum dura 60 minutos, em média. É uma bela união entre qualidade e quantidade musical, tudo em um produto apropriado para quem deseja se iniciar no gênero erudito. Sem dizer que a acústica das gravações é muito boa.

No entanto, a caixa Bravo! não está à venda nas tradicionais lojas de discos. Só pode ser adquirida por meio do telefone 3457-1515 ou pelo site www.somlivre.com, ao preço de R$ 43,90 mais o valor da postagem (por volta de R$ 4 para entregas no Grande ABC).

A música que abre a coletânea é a que ficou famosa no Brasil graças à propaganda de um sabonete: As Quatro Estações (Primavera), de Vivaldi. A interpretação é assinada pela The Prague Chamber Orchestra.

Na seqüência do CD 1 aparecem Haydn, Mozart e o pianista brasileiro Pedrinho Mattar que ataca de Chopin. O álbum continua com Tchaikovski, Bach, Schumann e outros. Tem ainda Danças Húngaras nº 5, de Brahms, com a London Festival Orchestra, e Concerto para Uma Voz, de Saint-Preux, com a Saint-Preux Ensemble.

No CD 2 figuram músicas como Jesus Alegria dos Homens – Cantata BWV nº 147, de Bach, Ave Maria, de Bach e Gounot, e Marcha Nupcial (Sonhos de Uma Noite de Verão), de Mendellsohn. O compositor brasileiro Villa-Lobos é representado no álbum por Bachiana nº 5.

Por fim, o CD 3, com a abertura da ópera Guilherme Tell, de Rossini (tema principal dos desenhos animados Pica-Pau e Zorro), Hallellujah (Oratório Messias), de Handel e a Ave Maria de Schubert. A música que fecha a caixa é Carmina Burana (O Fortuna), de Carl Off.

O Lago dos Cisnes (Cena) e Valsa das Flores (Quebra Nozes), ambas de Tchaikovski; Danúbio Azul (Johann Strauss Jr.); a Marcha Nupcial (Lohengrin), de Wagner; o Bolero, de Ravel; e O Cisne (Carnaval dos Animais), de Saint-Saëns são outras obras de destaque na coletânea.

Bravo!, além dos CDs, vem em uma embalagem em metal da série Arte Na Lata. Além de proteger os discos, divulga pinturas de uma forma bastante simpática. O pacote também conta com bons encartes que trazem informações sobre as obras e seus respectivos compositores, detalhe que reforça a característica didática do produto.

Levando-se em conta que a proposta de Bravo! é apresentar as execuções mais famosas de célebres compositores, a partir de do critério popularidade das melodias, o objetivo foi cumprido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;