Esportes Titulo
Santos e Cruzeiro duelam na Vila por lugar na decisão
05/11/2014 | 08:00
Compartilhar notícia


O Santos vai precisar ser muito melhor do que nos quatro últimos jogos - três derrotas e um empate -, nesta quarta-feira, às 22 horas, no estádio da Vila Belmiro, em Santos, para reverter a vantagem do Cruzeiro e se classificar para decidir a Copa do Brasil contra Flamengo ou Atlético Mineiro. O time caiu de produção, principalmente Robinho, depois da perda de Geuvânio por contusão. O jogo vale por uma temporada.

Como a partida de ida das semifinais, no Mineirão, foi vencido por 1 a 0 pelos cruzeirenses, os santistas precisam ganhar com dois ou mais gols de diferença. Se a vitória for pela contagem mínima, a decisão será nos pênaltis. A torcida promete apitaço para pressionar o Cruzeiro e apoiar o time o tempo todo, em uma grande festa na Vila Belmiro.

Se conseguir a classificação, o Santos vai ficar a dois jogos da sua segunda conquista da Copa do Brasil, em quatro anos, se aproximar da vaga para a Copa Libertadores e de salvar a temporada que até agora é para ser esquecida. O time perdeu o Campeonato Paulista na decisão contra o Ituano, tem poucas chances de chegar à Libertadores pelo Brasileirão e atravessa grave crise financeira por falta de patrocínio master há mais de um ano, inchaço da folha de pagamento e baixo comparecimento do torcedor na Vila Belmiro ou no Pacaembu.

O clube ainda está rachado politicamente a um mês das eleições presidenciais e o candidato da situação depende dos resultados do time para ter possibilidade de sair vencedor nas urnas, no próximo dia 6 de dezembro.

Se o Santos não chegar à final da Copa do Brasil, o técnico Enderson Moreira, que já balança no cargo, vai depender da vitória no clássico contra o Corinthians, neste domingo, no estádio Itaquerão, para não perder o emprego, dois meses e poucos dias depois da sua contratação para substituir Oswaldo de Oliveira.

O trabalho de Enderson Moreira vinha sendo um sucesso até a contusão sofrida por Geuvânio, no primeiro tempo contra o Fluminense, depois da vitória por 3 a 1 diante do Palmeiras, no Pacaembu. Sem a velocidade e os gols dele, a equipe passou a depender de Robinho, que sente falta de melhor condicionamento físico, e de Gabriel, que também não atravessa boa fase, e passou a acumular maus resultados.

Ao trocar Gabriel por Leandro Damião no segundo tempo diante do Fluminense, Enderson Moreira ouviu pela primeira vez o coro de "burro, burro". Ele não desiste do atacante de R$ 42 milhões, que chegou a treinar entre os titulares nesta terça e deve entrar no segundo tempo. Há poucos dias, o técnico disse que o destino pode ter reservado para Damião um feito maior, provavelmente um gol salvador do jogador mais contestado pelo torcedor ultimamente.

Enderson Moreira também destacou a boa atuação do veterano volante Renato, que substituiu Alison no intervalo da partida contra o Internacional. "Renato não erra passe e com a entrada dele, o time ficou com maior volume de jogo e criou várias chances de gols", disse o treinador, após a derrota do último domingo.

Mas é na capacidade de Robinho se superar nos jogos decisivos que o treinador aposta todas as suas fichas. "A motivação dele (Robinho) é extrema. Ele tem um astral bom e está querendo muito. Acho que tivemos um crescimento, mas do grupo como um todo".

CRUZEIRO - O Cruzeiro chega a Santos preparado para suportar a pressão do rival. Para isso, a ordem no time mineiro é tentar segurar a pressão durante toda a partida. "É um jogo de 180 minutos. Nos primeiros 90, saímos vencedores e com uma pequena vantagem. Agora vai ser um jogo ainda mais difícil, mas estamos preparados. A responsabilidade de segurar o Santos é de toda a equipe, não só da zaga. Somos um grupo que joga junto, todo mundo se ajuda", disse o zagueiro Dedé.

O técnico Marcelo Oliveira deve mandar a campo o que tem de melhor. Ele se preveniu e fez os seus jogadores treinarem pênaltis, com ótimo aproveitamento de quase todos os titulares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;