Esportes Titulo Recuperação
Massa deixa 2008 para trás e aposta no fim do jejum de títulos
André Battistini
Especial para o Diário
28/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O choro de Felipe Massa no pódio de Interlagos foi uma das últimas imagens da Fórmula 1 em 2008. Tudo poderia ser diferente, se não fosse a ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre o alemão Timo Glock, na última curva da temporada, que tirou o que seria o primeiro título de um brasileiro após Ayrton Senna.

Mas Massa não se abateu. E novamente é considerado o favorito para acabar com esse jejum de 17 anos sem título.

"O que aconteceu em 2008 é passado. Agora temos 20 pilotos brigando pelo título. Todo mundo voltou à estaca zero. Sabemos que a temporada é longa", declarou o brasileiro.

O piloto dependerá também de um melhor desempenho da Ferrari, apontada por muitos como principal responsável pela perda do título da última temporada, já que cometeu erros que custaram pontos preciosos ao brasileiro.

Massa chega esperançoso para a temporada deste ano, garantindo que está ainda mais forte. "O carro é competitivo, rápido e constante. Conseguimos andar bastante e fazer algumas simulações de corrida nas quais ele não apresentou grandes problemas. Estamos prontos para começar o campeonato. Espero que possamos ter condições de brigar pelo título, como aconteceu nos últimos anos", afirmou o piloto.

Aos 27 anos, e no seu quarto ano na escuderia italiana, o piloto já conquistou status de favorito e quer mostra que tem condições reais de dar muita alegria aos fãs brasileiros.

(com Agências)

Pressionado, Nelsinho terá temporada decisiva na Renault

Um piloto mais maduro e experiente. É isso que se espera de Nelsinho Piquet, 23 anos, na temporada 2009, após um ano de estréia cheio de altos e baixos, que gerou incertezas sobre sua permanência na Fórmula 1.

Novamente ao lado do bicampeão Fernando Alonso na Renault, Nelsinho precisará mostrar mais que o 12º lugar conquistado em 2008, com 19 pontos.

O chefe da Renault, Flávio Briatore, deu uma espécie de ultimato ao piloto, considerando essa uma temporada decisiva na carreira do brasileiro. Segundo Briatore, Nelsinho só continuará na escuderia em 2010 se conseguir resultados melhores do que no seu ano de estreia na categoria.

"Neste momento ele não venceria o campeonato em um Renault ou em uma Ferrari. Ele é um personagem misterioso. Seu sobrenome não o deixará mais rápido", afirmou Briatore a uma rádio italiana.

Na pré-temporada, Nelsinho sofreu a bordo do R29, novo carro da Renault, e andou bem abaixo das marcas de Alonso. Mesmo assim, o piloto elogiou o carro.

"Estamos um nível acima comparado com o ano passado. Agora tenho uma temporada de experiência e me sinto confiante".

Rubinho dá volta por cima e passa a ser um dos favoritos

O GP Brasil do dia 2 de novembro de 2008, que encerrou uma das temporadas mais disputadas da Fórmula 1, parecia também colocar fim à carreira de Rubens Barrichello. Sem perspectivas de futuros compradores, a Honda encerrava as atividades e, aos 36 anos, o futuro de Rubinho também seria parar.

De uma hora para outra, porém, a situação mudou. No dia 6 de março foi confirmada oficialmente a volta do piloto brasileiro, desta vez pela Brawn GP, equipe que herdou o espólio da Honda.

E o retorno não podia ser mais animador para Barrichello. A equipe surpreendeu nos testes de pré-temporada de Barcelona e Jerez de la Frontera, ambos na Espanha. Com o bom desempenho do brasileiro e do companheiro Jenson Button, a equipe passou a ser cotada como uma das principais favoritas ao título.

Rubinho se mostra eufórico com o início da temporada. "É a chance da minha vida. Temos um carro competitivo e com plenas condições de brigar pelo título", disse.

Vice-campeão duas vezes da Fórmula 1 (2002 e 2004), Rubinho pretende apagar de vez uma certa má imagem que tem com parte do público brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;