Setecidades Titulo
Louvor a Aparecida começa neste sábado
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
09/10/2004 | 11:26
Compartilhar notícia


Neste ano em que se comemora o centenário da coroação de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, é extensa a agenda nas igrejas da região. A programação vai deste sábado até terça-feira, feriado da santa, dia de maior concentração das atividades promovidas pelas paróquias, dentre elas missas, novenas, procissões e quermesses.

São cinco paróquias no Grande ABC que levam o nome da Santa, em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá. Segundo o vigário geral da Diocese de Santo André, padre Roberto Marangon, ser reconhecida como padroeira destaca a importância de Aparecida como grande evangelizadora da Igreja Católica no Brasil. "Além das cinco paróquias de Nossa Senhora, as 85 igrejas da região vão realizar missas em louvor à santa. No feriado, o movimento nas igrejas deve ser triplicado."

As procissões na terça-feira deverão também levar centenas de fiéis às ruas. A de São Caetano promete ser uma mais movimentadas, reunindo cerca de 200 pessoas em carreata e cavalgada. "A partir das 9h, vamos percorrer 8 km, com comitiva de carroceiros e cavaleiros da região e de outros municípios, dentre eles Avaré, Mogi das Cruzes e São José dos Campos", disse um dos organizadores Francisco Locoselli. Os devotos poderão seguir uma carruagem francesa, datada de 1928, com a imagem da santa e que será conduzida por dois cavalos bretões.

Cavaleiros - Em São Bernardo, a procissão do andor da santa, também às 9h de terça-feira, reunirá fiéis que vão caminhar a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro. Eles vão percorrer as ruas no entorno da paróquia, no bairro Paulicéia. Já a 12ª Festa de Cavaleiros, Charreteiros e Amazonas, tradicional no Parque Guaraciaba, em Santo André, também vai movimentar a região no feriado. O cortejo vai sair do campo do Guaraciaba, por volta das 11h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;