Cultura & Lazer Titulo Psicanálise & Literatura
Tony Bellotto discute Poe com psicanalista no CCBB
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
28/10/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Pai da literatura fantástica, de horror e mistério, Edgar Allan Poe (1809-1849) e sua obra são o tema central de mais um encontro da série Psicanálise & Literatura, ciclo de debates gratuitos promovidos pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

O evento, realizado nesta terça-feira, a partir da 19h30, traz à mesa o escritor e guitarrista da banda Titãs, Tony Bellotto, e o psicanalista Renato Mezan. Mediada pelo jornalista Daniel Piza, a dupla discute a relação entre a psicanálise e a literatura de gênero policial. A proposta é aproximar o analista da figura do detetive, já que ambos são obrigados a interpretar uma história apenas com indícios.

Mesmo sem qualquer relação direta com a ciência psicanalítica, Bellotto, autor de três romances policiais, elabora uma ligação: "O detetive é sempre um pesquisador da natureza humana. E é isso que a psicanálise traz."

Segundo o músico-escritor, que tem como protagonista de suas obras um detetive solteirão, falar de mistério, de suspense, sem falar de Poe é algo inconcebível. "Se você já inventou qualquer história que tenha uma lado policial, de investigação, você está ligado ao Poe", explica.

O ciclo de encontros Psicanálise & Literatura segue até dia 25 de novembro.

Poe e o Romance Policial - Debate. Na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil - r. Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3651. Nesta terça, a partir das 19h30. Entrada franca (os ingressos disponíveis a partir das 10h).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;