Esportes Titulo
Brunão recebe o maior jogo da história do estádio
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
16/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os mais antigos acharão exagero. Aqueles considerados mais saudosistas discordarão. Mas, observando os fatos e levando algumas coisas em consideração, o jogo de domingo, entre Santo André e Grêmio Prudente, pela segunda partida semifinal do Campeonato Paulista será o mais importante da história do Estádio Bruno Daniel.

Inaugurado em 14 de dezembro de 1969, teve como primeiro jogo a vitória de um time misto do Palmeiras sobre o Ramalhão por 4 a 0. Nesses mais de 40 anos de história, recebeu diversos jogos históricos, mas por motivos de capacidade física ou adversário, sempre ficou fora das fases finais - a não ser o título da Copa Estado de São Paulo de 2003, que conquistou ao bater o Ituano, por 4 a 1, e classificou a equipe para a Copa do Brasil do ano seguinte. Desta vez, no entanto, pode fazer a diferença e levar o time para a decisão do Campeonato Paulista.

A primeira grande partida no Brunão talvez tenha sido a estreia na elite do Brasileiro de 1984, quando em 1º de fevereiro ganhou por 1 a 0 do Grêmio, gol de Élcio, sob os olhares de 12 mil pessoas. Detalhe que os gaúchos, um mês antes, conquistaram o Mundial Interclubes sobre o Hamburgo.

Dois meses depois, em 25 de abril daquele mesmo ano, o Ramalhão recebeu o Fluminense com a missão de vencer e classificar-se para a as quartas de final do Brasileirão. Cerca de oito mil torcedores compareceram, mas o Santo André sofreu a primeira grande frustração no estádio: o empate (1 a 1), eliminou o time.

A década de 1990 combina com a fase instável da equipe, que só voltou a viver um grande e decisivo jogo em casa em 2001. No dia 30 de junho, recebeu o Ituano. Só a vitória interessava para garantir o acesso à elite do Paulistão. Os 15 mil ingressos se esgotaram com antecedência. E um gol de pênalti de Adãozinho, aos 48 minutos do segundo tempo, fez a alegria andreense.

Em 2004, na inesquecível campanha da Copa do Brasil, recebeu os memoráveis jogos contra Atlético-MG, Guarani e Palmeiras, que levaram o time ao título sobre o Flamengo no Maracanã. Em 2005, sediou os jogos internacionais da Copa Libertadores e entre eles a incrível goleada sobre o Deportivo Táchira (Venezuela), por 6 a 0.

Participante de dois desses jogos citados (o título da Copa Estado e o duelo contra o Táchira), o goleiro Júlio César concorda sobre a importância da partida de domingo. "Todo jogo é importante, mas esse é uma oportunidade única e que pode levar o time a final", afirmou o capitão, que teve a opinião compartilhada pelo atacante Rodrigão, companheiro em 2005. "Pelo fato de não disputar finais no Bruno, sem dúvida é o mais importante."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;