Esportes Titulo
Em baixa, Gabriel tenta superar início ruim na Europa para explodir no Benfica
01/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Titular absoluto do Santos, considerado o "novo Neymar" e esperança de renovação para o ataque da seleção brasileira, Gabriel Barbosa, o "Gabigol", parecia a um passo de explodir para o futebol mundial quando a Internazionale desembolsou quase 30 milhões de euros para levá-lo em 2016. Mas depois de uma temporada na Europa e de colecionar muito mais polêmicas do que oportunidades em campo, tudo mudou. Agora, o ainda jovem jogador tenta se reerguer no Benfica.

Gabriel chegou à Internazionale com moral, afinal havia acabado de conquistar o ouro olímpico no Rio-2016 e de ser convocado pelo técnico Tite para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 pela seleção principal. O desempenho recente pelo Santos o credenciava a ser uma das principais esperanças do futebol nacional e tudo isso aos 19 anos de idade.

Mas, na Internazionale, Gabriel teve poucas oportunidades em campo, atuou em somente 10 partidas oficiais - uma como titular - e marcou apenas um gol. Não raramente, era criticado pelos três técnicos com quem trabalhou no clube e viu o auge deste descontentamento acontecer quando abandonou o banco da equipe em um jogo do Campeonato Italiano. Taxativo, o treinador Stefano Vecchi disparou: "É um jogador que se acha".

A falta de maturidade parece ser uma justificativa unânime para o momento de Gabriel, até por aqueles mais próximos ao atacante. "Ele tem 21 anos, é muito novo. Está amadurecendo", disse seu agente, Wagner Ribeiro. "Na Inter, foi contratado como grande estrela. Pagaram 30 milhões de euros pelo campeão olímpico, titular do Santos e convocado pelo Tite. Chegou com essa bagagem".

O ex-meia Elano, atual auxiliar-técnico de Levir Culpi no Santos, acompanhou o crescimento do jovem quando ainda vestia a camisa do clube paulista e sabe das qualidades de Gabriel. "É um menino novo, que teve uma evolução muito grande durante um ano, a cada jogo. Mas precisa ter um pouco de paciência. Na Europa é diferente, os treinadores às vezes gostam de esperar um pouco mais para te dar uma chance e isso vai irritando o brasileiro. Pela idade, pela qualidade que tem, ele precisa ter um pouco mais de paciência para encaixar direitinho e ter sucesso também na Europa".

Sem espaço na Internazionale, Gabriel agora tenta se provar no Benfica. Emprestado pelo clube italiano, porém, o brasileiro também não vem tendo vida fácil em Portugal. Logo em sua chegada, viu o técnico da equipe, Rui Vitória, vetar o apelido "Gabigol". "Isto é coisa de artista", justificou. "O Gabriel não gostava do apelido 'Gabigol', não é o camisa 9", minimizou Wagner Ribeiro.

Com ou sem apelido, o fato é que o atacante continua sofrendo com a falta de espaço. Até este domingo, quando o Benfica encara o Marítimo pelo Campeonato Português, Gabriel disputou apenas três partidas oficiais, sendo uma como titular, e ficou em campo por 89 minutos. Nos dois últimos compromissos da equipe, sequer saiu do banco de reservas.

Mesmo assim, a expectativa é de que a mudança para um lugar onde os brasileiros costumam ter sucesso faça bem a Gabriel. "Ele chegou agora no Benfica, está se adaptando. É natural que leve um tempo para ganhar espaço. Mas vai conseguir se firmar logo. Vai ter chances e mostrar seu futebol, mais do que na Inter", afirmou o seu agente.

Esta é aposta também de quem viveu situação semelhante à do jogador. Depois de se destacar por Coritiba e Palmeiras, o atacante Keirrison chegou ainda jovem à Europa para atuar pelo gigante Barcelona, aos 21 anos. Como Gabriel, não teve o espaço esperado e foi rapidamente emprestado ao mesmo Benfica. No caso do atual centroavante do Coritiba, a falta de oportunidades continuou e ele nunca voltou a desempenhar o futebol do início de carreira. Mas, hoje, acredita que o ex-santista possa fazer diferente.

"O Gabriel é um grande atleta. O importante é focar no futebol, manter o profissionalismo. Acredito nisso para que ele possa se desenvolver e a cada dia melhorar seu futebol. É isso que o jogador busca. Meu conselho é que se foque nisso, concentre-se, porque está em um grande clube", sugeriu.

Se Keirrison nunca se reergueu da primeira experiência frustrada na Europa, Geovanni viveu história diferente após traçar o mesmo caminho do atacante. Também aos 21 anos, deixou o Cruzeiro e foi para o Barcelona, mas sofreu com a falta de espaço e foi emprestado ao Benfica. No clube português, o meia se firmou, atuou por três temporadas e foi fundamental na conquista do título nacional de 2004/2005, após 11 anos de jejum. Ele próprio, porém, admite que a transição foi bastante complicada.

"O Gabriel fez mais ou menos o que aconteceu comigo, foi direto para um grande clube ainda jovem. O Benfica também é gigante, mas Portugal é um país mais fácil de se adaptar pelo idioma, por ter muito brasileiro, a cultura muito parecida. Também é complicado porque o jogador sai do Brasil como ídolo, muito importante, vai para a Europa e se torna só mais um. Isso afeta. Dava desespero não jogar", lembrou.

O que todos parecem concordar é sobre a qualidade de Gabriel. E a aposta é de que o atacante só depende de si para se recuperar e deslanchar. "É um garoto de muito talento, tem muito a evoluir. Se jogar intensamente, brigar, tem tudo para virar ídolo", avaliou Geovanni. "Tendo uma sequência, acredito muito que ele possa evoluir e ter sucesso como teve aqui", considerou Elano. "É um grande jogador, tem condições de fazer uma boa trajetória na Europa", encerrou Keirrison.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;