Cultura & Lazer Titulo
No mapa internacional da animação
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
28/10/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Nesta terça-feira a arte da animação será homenageada em 51 países na comemoração do D.I.A (Dia Internacional da Animação). O público da região poderá fazer parte da festa em sessões especiais de curtas-metragens nacionais e internacionais que ocorrem em Diadema, Mauá e Santo André.

A mostra nacional é composta por produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Dentre elas estão X Coração (2007), que mostra a paixão de um chapeiro por uma garota, vocalista de uma banda, que freqüenta a lanchonete onde trabalha; e Primogênito Complexo (2007), que ilustra a relação de um garoto com seu irmãozinho que acaba de nascer. Já a mostra internacional conta com animações norte-americanas, portuguesas, russas, polonesas e sul-coreanas. A entrada é franca e a duração é de 1h.

"A vinda de um evento como este para a região é muito importante. Ele chega para apresentar ao público essa linguagem que evolui cada vez mais", diz a responsável pelo D.I.A em Santo André, Mônica Cardella. Após a sessão, o público poderá bater um papo com o animador César Cabral, da produtora Coala Filmes (responsável pelo recente curta Dossiê Rê Bordosa).

Realizado no Brasil desde 2004, o evento deste ano festeja o aniversário de 116 anos da primeira projeção pública de imagens animadas, ocorrida em Paris. A comemoração ocorre em 51 países e em 150 cidades brasileiras - um aumento de 100 cidades em relação à edição do ano passado. Do total, 44 delas são de São Paulo, o estado com maior número de municípios participantes.

A organização da homenagem às animações no Brasil ficou a cargo da ABCA (Associação Brasileira do Cinema de Animação), que atua em parceria com a Asifa (Associação Internacional do Filme de Animação), criadora da comemoração. A união das entidades faz com que haja um intercâmbio entre produções nacionais e internacionais. "Quem assiste, consegue ter um panorama bem legal do que ocorre no mundo da animação, tanto no Brasil quanto lá fora", diz Mônica.

O D.I.A tem o objetivo de dar maior espaço para a animação e estimular a produção de trabalhos na área.

Onde assistir


DIADEMA

Cine Eldorado
Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, nº 55. Tel.: 4059-1649.
Hoje, às 15h e às 19h30.
Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, nº 300, Centro
Tel.: 4056-3366
Amanhã e quinta-feira, às 15h.

MAUÁ

Espaço Andanças pelo Zaíra (Centro de Formação Cultural Apolo)
Rua Ricardo Bicheli, nº 136-B.
Hoje, às 19h.

SANTO ANDRÉ

Auditório Heleni Guariba
(Teatro Municipal) Praça IV Centenário, s/nº. Tel.: 4433-0789.
Nesta terça, às 19h

A classificação etária é livre e a entrada é franca para todas as sessões.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;