Setecidades Titulo
Chuva para Centro de Santo André
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
14/12/2010 | 07:37
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A chuva constante que caiu sobre a região a partir da metade da tarde de ontem trouxe complicações ao trânsito, principalmente na região central de Santo André.

O causador da ‘pane' foi um alagamento nas praças News Seller e do Abraço, que ficam sob o Viaduto Antonio Adib Chammas, que liga o Centro da cidade à região do Parque Novo Oratório.

Alguns motoristas que tentaram passar pela água barrenta ficaram pelo caminho e precisaram de auxílio de agentes de trânsito para retirar os veículos do alagamento. "Vi um carro passando e achei que dava para mim. Fiquei na enchente", lamentou o construtor civil Vanderlei de Lima Cesar, 39 anos, que errou o caminho para buscar a mulher no dentista e teve o carro danificado.

Segundo o Departamento de Trânsito, foram registrados quatro quilômetros de lentidão, que complicaram o tráfego pela Avenida José Antonio de Almeida Amazonas no sentido bairro. Vias periféricas como as ruas Catequese e das Figueiras também tiveram congestionamentos.

Quem dependia dos ônibus para voltar do trabalho para casa precisou redobrar a paciência por causa dos inevitáveis atrasos. "No fim de tarde já é difícil pegar um ônibus. Com essa chuva está quase impossível", avaliou a auxiliar administrativa Verônica Siqueira, 21.

"Tem ônibus que vem lotado e o motorista nem para no ponto. Aí demora ainda mais para pegar a condução", reclamou o gerente de loja Gilmar Antunes de Sá, 29 anos.

A situação no trânsito só foi normalizada por volta das 20h30.

O leito do Rio Tamaduatéi, na Avenida dos Estados, ficou no limite das margens e chegou a ter leves transbordos em alguns pontos da via que liga Mauá à Capital, passando por Santo André e São Caetano.

SÃO CAETANO
Os alagamentos também tiraram o sossego de quem passava por alguns bairros de São Caetano no fim da tarde de ontem. Ruas dos bairros Prosperidade, Oswaldo Cruz e Cerâmica registraram nível de água acima do normal e causaram impacto no trânsito.

A Avenida Guido Aliberti foi, mais uma vez, o principal ponto de problemas devido à chuva.

SÃO BERNARDO
Apesar da chuva intermitente do fim de tarde e início de noite em toda a região, segundo a Defesa Civil de São Bernardo, não houve ocorrências graves na cidade, e o Departamento de Trânsito informou que não teve registro de impacto significante no sistema viário.

Frente fria derruba as temperaturas no Grande ABC

A frente fria que chegou ontem ao Estado deve amenizar o calor registrado nos últimos dias na região. A previsão é que permaneça no Grande ABC até amanhã, quando os termômetros voltam a subir gradativamente. No momento, a frente está estacionada entre o Litoral Norte de São Paulo, Sul do Rio de Janeiro e de Minas.

A previsão para hoje no Grande ABC é de chuva leve a moderada todo o dia, de acordo com Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As temperaturas devem oscilar entre 15°C e 19°C.

O calor volta a atingir a região amanhã, ainda timidamente, e as temperaturas não devem ultrapassar os 26°C, ainda com registro de chuva.

Com a volta do calor, a possibilidade de chuva forte aumenta na região na quinta e sexta-feiras.

A previsão é que o clima quente e com sol que encobriu o Estado nos últimos dias volte no fim de semana, quando as temperaturas ficarão na casa dos 30º, de acordo com o Inmet. No domingo, os paulistanos enfrentaram calor recorde de 33°C, e lotaram clubes e parques.

INTERIOR
Um temporal com rajadas de vento derrubou árvores, telhados e muros e causou inundações no fim da tarde de ontem em Sorocaba, no interior de São Paulo.

A estação do Inmet na região registrou ventos de 97 km/h e 34 milímetros em uma hora de chuva. Houve queda de energia na cidade toda, mas o apagão foi mais prolongado em bairros da Zona Leste da cidade.

Levantamento parcial do Corpo de Bombeiros registrou a queda de 20 árvores. No Alto da Boa Vista, um pinheiro desabou sobre a fiação na Avenida Três de Março e causou a queda de um poste. Em outros bairros, pelo menos cinco carros foram atingidos pela queda de árvores. Uma pessoa ficou ferida sem gravidade. Vários bairros e condomínios residenciais permaneciam sem eletricidade no início da noite.

O temporal ocorreu quase ao mesmo tempo em que, na Câmara, representantes da prefeitura e vereadores de Sorocaba discutiam o combate às enchentes na cidade. (Maíra Sanches com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;