Esportes Titulo Futebol
Campeonato Paulista da Série A-1 pode voltar a partir deste sábado

Protocolo mais rígido apresentado pela FPF ao Ministério Público convence o governo; tabela de jogos ainda será divulgada pela entidade

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
09/04/2021 | 13:10
Compartilhar notícia
Pixabay


A bola voltará a rolar para o Campeonato Paulista da Série A-1. O governo do Estado anunciou há pouco, durante a coletiva diária, que apesar do avanço de São Paulo de volta para a fase vermelha do plano de combate à Covid-19 a partir de segunda-feira (12), o futebol estará novamente liberado a partir deste sábado (10), ainda sem a presença de público. A tabela deverá ser publicada pela FPF (Federação Paulista de Futebol) até o início da noite - a dupla da região Santo André e São Caetano aguarda ansiosamente. Uma recomendação é que as partidas sejam realizadas a partir das 20h, para coincidir com o horário do toque de recolher, na tentativa de coibir aglomeração de torcedores para assistir aos jogos.

Na quinta-feira (8), o Ministério Público e a Federação formularam um protocolo ainda mais rígido para que a competição possa ser retomada. O órgão de Justiça enviou ao governo do Estado um ofício aprovando o novo procedimento, que prevê aumento na testagem - PCR a cada três dias e antígeno horas antes da partida, todos estes exames pagos pelos próprios clubes - e outras medidas.

"A fase vermelha não é de flexibilização. Da forma como estamos falando parece que estamos tendo grande avanço, mas é importante não confundir a população: ainda estamos em patamar elevado de internações e casos. A restrição dos esportes coletivos havia sido uma recomendação do Ministério Público. Houve trabalho entre o MP e a Federação Paulista de Futebol para que fosse estabelecido padrão de protocolo mais rígido. Um dos pontos importantes foi o horário que os campeonatos profissionais podem ser realizados: depois das 20h, para evitar aglomerações. Isso pode ser a partir de amanhã", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen. "Não estamos dando jeitinho. Tivemos mesmo na fase emergencial, vermelha, recomendação do Ministério Público que deixou de existir ontem diante de novo protocolo da Federação Paulista de Futebol", complementou o vice-governador Rodrigo Garcia.

"Um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do decreto de 11 de março, que estabeleceu a fase emergencial em todo o Estado. O novo protocolo, discutido com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e do grupo de trabalho, é produto de diálogo estabelecido entre esta Instituição e a Federação Paulista de Futebol, em várias reuniões realizadas durante as últimas semanas", disse à Rádio BandNews o procurador-geral de Justiça do Estado, Mario Sarrubbo.

O procurador-geral fez ainda outras considerações. "Com o novo protocolo, entendemos que praticamente não muda o que é mais importante, que é impedir a circulação de pessoas nesse momento de crise da pandemia. Diante disso, encaminhamos o nosso posicionamento ao governador do estado. Obedecidos esses protocolos neste momento em que os números começam a dar algum tipo de melhora, o retorno é possível. É uma questão de contexto.”

Com o regresso da Série A-1, a expectativa é a de que a FPF anuncie em breve os retornos da A-2 e A-3. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;