Setecidades Titulo
Osteoporose tem exame gratuito em São Bernardo
Valéria CabreraDo Diário do Grande ABC
17/02/2002 | 16:53
Compartilhar notícia


A Unidade Paulista de Reumatologia, em São Bernardo, realiza desta segunda até o dia 2 de março exames gratuitos que identificam a osteoporose (enfraquecimento dos ossos pela perda de cálcio). A campanha é destinada a pessoas com mais de 45 anos. O atendimento deve ser agendado antecipadamente pelo telefone 4332-9663. A unidade de São Bernardo fica na rua Bering, 220, Jardim do Mar. O exame pode ser feito por moradores de qualquer cidade.

Técnicos da clínica vão usar nos pacientes um equipamentos que em apenas 10 minutos realiza exame prévio de densidade óssea. O teste serve para detectar pacientes com predisposição à osteoporose, doença que, quando não controlada, destrói os ossos e deixa a pessoa pouco resistente e incapaz de suportar pequenos traumatismos.

A osteoporose afeta principalmente as mulheres, que desenvolvem sua massa óssea até os 30 ou 35 anos. A partir dessa idade, começam a perder 1% de massa óssea por ano. Entretanto, após a menopausa (se não recorrem à terapia hormonal), quando o organismo feminino deixa de produzir estrógenos, essa perda se acelera durante sete a dez anos, chegando ao nível de 3% ou mais ao ano. Os homens também perdem massa óssea, mas em nível menor, de apenas 1% ao ano, com a vantagem de não sofrer alteração no nível de perda como ocorre com as mulheres na pós-menopausa.

Para prevenir, é indicado que seja adotada uma dieta rica em cálcio (leite e derivados) e vitamina D (ovos, margarina, manteiga). Fazer exercícios físicos regularmente e tomar sol também ajudam na prevenção à doença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;