Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 19 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Brasil abre luta por vaga no Mundial


Das Agências

23/09/2009 | 07:00


Com dois títulos no histórico (1997 e 2001), a Seleção Brasileira feminina de basquete estreia hoje, às 20h, contra Porto Rico na Copa América e os três medalhistas garantem vaga no Campeonato Mundial de 2010. O evento, realizado em Cuiabá (MT), é o primeiro passo rumo aos Jogos Olímpicos de Londres/2012.

"Temos de começar em ritmo forte. É uma competição curta e não podemos vacilar", lembra a ala Micaela. "A ansiedade da estreia existe, mas já somos maduras para trabalhar isso de forma positiva."

Para atingir o objetivo, o técnico Paulo Bassul recorreu à experiência de atletas oficialmente aposentadas da seleção. Caso da armadora Helen e da pivô Alessandra.

"O grupo está fechado neste objetivo e é para isso que estamos aqui e treinamos por tanto tempo: para subir no degrau mais alto do pódio", avisa a Helen, que havia se desligado do time nacional após o Mundial de 2006.

A classificação ao Mundial é fundamental para apagar a má impressão deixada pela campanha nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, quando o Brasil ficou em 11º lugar com apenas uma vitória.

O país que já foi campeão Mundial (Melbourne/1994) e possui duas medalhas olímpicas (prata, em Atlanta/1996, e bronze, em Sydney/2000) reagiu ao sinal de alerta. Mas, para Alessandra, não pode deixar de trabalhar a questão a longo prazo.

"Temos de trabalhar na base, começar com aquele que recruta as crianças, que ensina os movimentos. Tem de fazer como fez o vôlei", completa.

O Brasil está no grupo A, que também tem Canadá e República Dominicana. No Grupo B estão Argentina, Chile, Cuba e Venezuela. Na primeira fase as equipes jogam entre si dentro de cada grupo e os dois primeiros colocados disputam a semifinal em cruzamento olímpico.

Santo André busca quinto triunfo seguido no Paulista

Sexta colocada no Campeonato Paulista masculino de basquete, a APABA/Santo André está em boa fase. A equipe do técnico Pizza soma quatro vitórias consecutivas e segue motivada para o jogo de hoje, às 20h, contra o Palmeiras/Lupo/Araraquara, no ginásio Celso Daniel.

O último triunfo da equipe andreense, que ocupa a sexta posição no Estadual, foi atuando fora de casa contra a Liga Sorocabana. O Araraquara também vem de vitória, mas está três posições abaixo na tabela.

Quem abre a rodada é a Metodista/São Bernardo, às 19h, recebendo o Amigão/Andorinha/AMEA/Assis, no ginásio Baetão. Terceira colocada na classificação, a equipe do técnico Sidney Coppini foi vencida pelo líder São José/Unimed/Vinac na rodada anterior e luta pela recuperação.

"Treinamos para manter nossa invencibilidade em casa", disse o ala/armador Tiago Veiga. No complemento da rodada, às 20h, o São José recebe o Vivo/Franca. (Do Diário do Grande ABC)



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;