Política Titulo Brasília
PT proíbe realização de prévias até 2010

Prioridade é construção de aliança nacional em torno de Dilma

09/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O PT vai enquadrar as seções estaduais do partido para impedir o lançamento antecipado de concorrentes petistas aos governos dos Estados. Em mais um movimento para atrair o PMDB em torno da candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Diretório Nacional do PT decidiu ontem endurecer e baixou resolução para segurar o ímpeto dos candidatos mais apressados.

Por determinação do comando petista, prévias e encontros convocados para definição de candidaturas estão agora suspensos até fevereiro de 2010, quando o PT completará 30 anos e realizará seu 4º Congresso Nacional, desta vez para aprovar a política de alianças e a plataforma da provável campanha de Dilma. O plano é montar palanques para a ministra no maior número possível de Estados, mesmo que para isso seja necessário sacrificar candidatos do PT aos governos.

Polêmica - A decisão da cúpula petista ocorre uma semana depois da polêmica travada com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que lançou seu nome para a disputa ao governo do Rio Grande do Sul.

Ao ser informado da atitude de Tarso, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), chamou de "informal" o calendário gaúcho e disse que a prioridade era a construção de uma aliança nacional em torno de Dilma, principalmente com o PMDB.

Tarso reagiu e, visivelmente contrariado, afirmou que Berzoini devia um "pedido de desculpas" aos gaúchos. Para o presidente do PT, a exigência do ministro foi "absolutamente ridícula".

Além do Rio Grande do Sul, o comando petista terá de contornar problemas no Distrito Federal, onde há prévias programadas para 16 de agosto entre o deputado federal Geraldo Magela e o diretor da Anvisa Agnelo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;