Márcio Bernardes Titulo
Incertezas

Apesar de o campeonato ter chegado à 15ª rodada, muita água vai passar por baixo da ponte

Especial para o Diário
29/07/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


As torcidas de Grêmio, Vitória, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras vivem um momento de euforia. O que elas não podem é apostar com convicção que suas equipes chegarão ao título do Brasileiro.

Ninguém também pode garantir que Vasco da Gama, Fluminense, Ipatinga, Santos ou Portuguesa vão cair para a Série B.

Apesar de o campeonato ter chegado à 15ª rodada, muita água vai passar por baixo da ponte. Uma competição com pontos corridos e tão longa exige regularidade. Além disso, é preciso ter um bom elenco, superar os maus momentos e conseguir chegar ao meio do segundo turno com boas possibilidades de faturar o título ou fugir do rebaixamento.

Outra coisa que pode desfalcar nossas equipes é o calendário europeu de contratações que estará aberto até 31 de agosto.

O Flamengo já perdeu Souza para o Phanatinaikos e Marcinho para o Catar. Rodrigo Mendes foi para os Emirados Árabes e desfalcou o Grêmio, que já havia perdido Roger Galisteu para o Catar. Marcelo Moreno foi para o Shakttar Donetsk e está fazendo muita falta ao Cruzeiro.

O Fluminense perdeu Cícero para o Hertha Berlin e Gabriel para o Phanatinaikos. E poderá ter de ceder outros jogadores, entre eles, os ótimos Thiago Silva e Thiago Neves. O Palmeiras deverá negociar Valdivia com a Europa, o mesmo possível destino de Hernanes e Alex Silva.

Outros reforços, no entanto, poderão chegar. Portanto, é muito cedo para cantar de galo ou galinha.

O QUE ACONTECEU?
A festa estava preparada. Ninguém em sã consciência duvidava que a Seleção Brasileira de Vôlei disputasse pelo menos a medalha de ouro da Liga Mundial.

A acachapante derrota para os Estados Unidos pegou todo mundo de surpresa. E além disso, o time jogou muito mal. Além de Bernardinho ter cometido vários erros táticos.

A outra derrota, desta vez para a Rússia, comprovou que nossos craques estão com curto-circuito.

O lado bom de tudo isso é que a luz amarela está acesa. Antes e durante a Olimpíada da China é preciso muita conversa. Além de uma boa lavagem de roupa suja.

ANTIDOPING
O gaúcho Eduardo de Rose, membro da Comissão Médica do COI (Comitê Olímpico Internacional) contou-me que pelo menos cinco atletas poderão ser flagrados nos testes durante os Jogos Olímpicos de Pequim.

Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário. www.marciobernardes.com.br  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;