Esportes Titulo Olimpíada Caipira
Jogos Abertos em Barretos podem ser cancelados pelo Ministério Público

Conselheiro tutelar e vereador entram com representação alegando incompatibilidade de datas

Anderson Fattori
30/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A 79ª edição dos Jogos Abertos está por um fio. Depois de ter de mudar de sede três vezes e definir que Barretos receberia a competição, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude corre o risco de ficar sem alojamento para os atletas. Isso porque o conselheiro tutelar de Barretos Anderson Roberto de Jesus e o vereador Adilson Ventura de Mello (PT) protocolaram representação no Ministério Público para impedir a paralisação das aulas durante a competição – as salas serviriam de quartos para os competidores.

Situação semelhante ocorreu em Ribeirão Preto, que seria a sede da competição depois da desistência de São José dos Campos, que alegou problemas financeiros. Liminar concedida pelo juizado da Vara da Infância e da Juventude, a partir da ação civil pública, porém, impediu a paralisação das aulas. São Bernardo, que seria o plano B, desistiu por não se sentir amparada pelo governo do Estado.

As duas representações barretenses foram recebidas pelo promotor da Infância e Juventude, Wilson Rogério de Souza. “Nossa expectativa é a de que o promotor entre com ação civil pública para cancelar os jogos nesse período e evitar prejuízo na Educação municipal”, confirmou Mello ao O Diário, de Barretos. 

A competição seria disputada de 30 de novembro a 12 de dezembro, ou seja, as aulas teriam de ser suspensas neste período. A compensação proposta pela Secretaria de Educação de Barretos seria fazer as reposições no feriado do dia 20 (Consciência Negra), dia 30, data da abertura da competição, no sábado, dia 6 de dezembro, e nos dias 22 e 23 de dezembro.

Para Mello, a paralisação iria mexer com a rotina das famílias. “Vamos organizar ações conjuntas para evitar a realização dos Jogos nesse período, porque tem muitos pais que trabalham e não terão onde deixar os filhos. Isso gera insegurança, os professores já programaram sua vida para o fim de ano e as escolas também”, argumentou.

Procurado pelo Diário, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira (PRB), disse que não foi informado oficialmente sobre a situação e por isso não iria se pronunciar.

São Bernardo será a única cidade do Grande ABC que irá à competição

Apenas São Bernardo vai representar o Grande ABC nos Jogos Abertos. Alegando razões distintas, Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra não se qualificou para a disputa – já anunciaram oficialmente a desistência da competição. A última vez que os municípios da região não estiveram no torneio foi em 1987, por não concordarem com mudança no regulamento.

Oficialmente, a alegação das prefeituras de Santo André e São Caetano é que as diversas mudanças de sede e o curto espaço de tempo após a confirmação de Barretos impossibilitaram o processo de licitação para a contratação de serviços de alimentação e transporte. Diadema, Mauá e Ribeirão Pires acusaram falta de verba.

São Bernardo também pensou em desistir, mas voltou atrás após considerar o esforço de atletas e treinadores que se dedicaram exclusivamente para a competição. Mesmo assim, a estrutura oferecida para a cidade será insuficiente, já que terá de alojar 600 pessoas em 30 salas e 180 beliches.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;