Cultura & Lazer Titulo
Cultura exibe o último documentário de Baden Powell
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
21/10/2000 | 18:55
Compartilhar notícia


  A TV Cultura exibe neste domingo, às 19h, o último documentário feito com o violonista e compositor Baden Powell antes de sua morte, no dia 26 do mês passado, aos 63 anos. A produçao, intitulada Baden Powell - Um Velho Amigo, é inédita no mundo todo e foi assinada por um grande amigo de Powell, o francês Jean-Claude Guiter.

O filme, rodado no começo do ano e com 60 minutos de duraçao, traz Powell tocando, cantando e contando detalhes interessantes sobre sua vida, seus parceiros na música e sua trajetória.

Os depoimentos sao enriquecidos com imagens antigas, boa parte delas com peso histórico, como a filmagem que mostra Powell e Pixinguinha juntos e, depois, bebendo com amigos.

O compositor também revela passagens interessantes na fita, como a vez em que pegou o violao de sua tia e o enrolou em uma toalha de banho para escondê-lo sob a cama. "Tinha certeza que um dia iria tocá-lo", disse. Powell tinha 6 anos de idade quando isso aconteceu.

Sobre Vinicius de Moraes, seu grande parceiro, Powell nao economiza elogios: "Ele nao colocava qualquer palavra (na composiçao), ele sentia o que a música queria dizer". E completa: "Nós falávamos a mesma linguagem de sentimentos".

Vinicius e Powell aparecem juntos em vários momentos do documentário, inclusive em um show memorável, realizado na França, que reuniu no mesmo palco Powell, Vinicius, Toquinho e Miúcha.

Também sao exibidos encontros com amigos franceses e apresentaçoes naquele país, além de várias imagens do compositor em Varre-e-Sai, cidade fluminense onde nasceu.

O documentário é, enfim, uma produçao simples, que às vezes tem até ares de filmagem caseira. Mas há informaçoes preciosas, e imagens imperdíveis. Quem gosta de Powell nao pode deixar de ver.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;