Cultura & Lazer Titulo
Estréia respeitável
Gabriela Germano
Da TV Press
14/01/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Ele tem belos olhos verdes, mas isso é só um detalhe. Thiago Mendonça chamou a atenção mesmo pela desenvoltura e talento que exibiu como Bernardinho, de Duas Caras. No folhetim, ele dá vida a um homossexual que já sofreu nas mãos de uma família acomodada e preconceituosa e nem por isso esmoreceu. O bom caráter do moço agrada ao público, que manifesta isso nas ruas. “Não sinto um assédio invasivo. O que vejo é que as pessoas estão reconhecendo meu trabalho. Todos acolheram o Bernardinho porque ele é um cara do bem”, defende Thiago.

Não é apenas o público que aprova a performance do ator. Editores de mais de 50 jornais de todo o País escolheram Thiago como o ator revelação de 2007, na eleição realizada por TV Press para apontar os melhores e piores do ano.

Ele ficou muito satisfeito ao saber do resultado. “Não posso negar que essa notícia me deixa bastante feliz. Me sinto muito grato”, resume o ator. Antes de se destacar na TV, Thiago já tinha atuado no cinema. Em “2 Filhos de Francisco”, de 2005, ele interpretou o cantor Luciano no longa que foi sucesso de público. Este ano, também fez uma participação em Tropa de Elite, filme que lotou as salas de cinema em todo o País.

Todas essas boas oportunidades não vieram de uma hora para a outra. Foram mais de dez anos dedicados ao teatro, com muita paixão e muito esforço de um garoto que nasceu e cresceu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. “Nada foi fácil em minha vida e até por isso valorizo as chances que tenho”, afirma o ator de 27 anos.

Duas Caras é seu primeiro trabalho na TV. Você tem medo de ficar estigmatizado por estrear em uma novela das oito da Globo fazendo um personagem gay?

THIAGO MENDONÇA – Acho que não corro o risco de ficar estereotipado, porque não estou fazendo uma figura caricata e superficial. E é por isso que estou conquistando reconhecimento. O Bernardinho está me dando a oportunidade de mostrar o meu potencial de ator. Sempre faço o que o personagem e a obra pedem. Componho o personagem partindo de uma verdade humana: sexualidade não define a personalidade de ninguém.

O reconhecimento nas ruas é sempre positivo ou você já enfrentou manifestações preconceituosas?

MENDONÇA – Por incrível que pareça, não enfrentei nenhuma reação negativa em relação ao personagem. Acho que estou cumprindo bem a minha missão, pois tinha tudo para ouvir gracinhas por aí. Nem assediado eu me sinto. O que vejo é realmente um carinho pelo meu trabalho. Ninguém chega até mim de maneira invasiva. E olha que tenho resposta de crianças, adultos e das idosas em Copacabana.

Você esperava que seu personagem ganhasse tanto espaço na trama?

MENDONÇA – Não esperava ver o Bernardinho tomar esse tamanho todo na novela. Há muitos personagens de peso na história do Aguinaldo Silva, todos com um conflito real ou um grande drama. Estou aparecendo bastante e de certa forma esse crescimento do personagem me assusta. Mas recebo de braços abertos essa oportunidade.

Por que o destaque de Bernardinho na novela assusta você?

MENDONÇA – Porque é o meu primeiro trabalho na televisão. Sou sempre focado no que estou vivendo naquele momento. Quando comecei a fazer Duas Caras, não pensei em como seria depois de um bom número de capítulos no ar, se meu papel faria sucesso ou não. Talvez por isso tenha me surpreendido com o tamanho que tudo tomou.

E como você encara toda essa notoriedade?

MENDONÇA – Me esforço para não deixar que a fama me influencie a ponto de mudar meu jeito de ser. E olha que não é fácil, porque todo mundo fala de você, olha para você.

A chance de fazer a novela surgiu como?

MENDONÇA – Sou um ator em começo de carreira, fiz o filme 2 Filhos de Francisco que me deu grande projeção, mas as pessoas me convidaram para fazer o teste. Quem me chamou foi a Márcia Andrade, produtora de elenco da novela que já conhecia meu trabalho no teatro, na Cia. Teatro Íntimo no Rio de Janeiro. Fui testado com mais sete ou oito atores e passei.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;