Esportes Titulo São Caetano
Encerrar jejum vira desafio
para Azulão contra Ituano

Até agora, equipe só conseguiu vencer uma partida fora de
casa no Paulistão; time não conquista três pontos há 6 jogos

Marco Borba
do Diário do Grande ABC
17/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Vencer a segunda fora de casa e encerrar jejum de seis partidas - quatro empates e duas derrotas - no Campeonato Paulista são os desafios do São Caetano no confronto com o Ituano, hoje, às 16h, em Itu. A única vitória como visitante aconteceu no jogo com o Paulista, de virada, por 2 a 1, na sexta rodada.

Os três pontos são imprescindíveis, analisam comissão técnica e jogadores. Afinal, um revés pode deixar a equipe - 12ª com 15 pontos - ainda mais próxima da zona de rebaixamento. O Botafogo é 17º, com apenas nove pontos na tabela.

Apesar do momento desfavorável, os jogadores acreditam que a classificação entre os oito que avançam à próxima fase é possível. "Ainda restam seis jogos. Só depende de nós. A vitória pode nos dar mais confiança para embalar", analisa o atacante Geovane, que tem os direitos ligados ao Mogi Mirim e está emprestado ao clube do Grande ABC somente até o fim do Estadual.

Embora o time não vença há seis jogos, o jogador credita o otimismo à evolução da equipe. "Não temos dado muita sorte em alguns jogos, mas temos feito bons jogos. Não estamos vencendo, mas o importante é que também não estamos perdendo", disse o atleta.

A campanha do São Caetano é pior que a do ano passado, comparando-se o mesmo número de jogos já disputados - 13. Em 2011, o time já somava 16 pontos. Os empates - seis no total - têm aliviado a barra da equipe.

O técnico Márcio Araújo disse estar ciente da necessidade da vitória, mas não considera a situação incômoda.

"Podíamos estar em situação melhor. A equipe evoluiu nos últimos jogos, mas alguns resultados tiveram a influência direta dos árbitros. Contra o Mirassol e o Oeste deram dois pênaltis inexistentes."

Na avaliação do treinador, a falta de regularidade se deve, em parte, às mudanças no elenco no início do ano. "Não é desculpa, até porque vim para cá no ano passado para a Série B (Brasileiro) e com a perspectiva de promover essas mudanças para o Paulistão, mas leva tempo para entrosar o time."

Com dores no joelho esquerdo, o meia Ailton não joga. O volante Moradei volta de suspensão. O Ituano, que está motivado com a vitória sobre o Comercial na rodada anterior, atua completo.

Augusto Recife pede mais malandragem
Usar a experiência para garantir os resultados é o que tem faltado ao São Caetano nas últimas rodadas, segundo a avaliação de Augusto Recife, garantido no confronto de hoje diante do Ituano, em Itu.

Na opinião do volante, o Azulão tem pecado justamente por não fazer como outras equipes. "Temos jogadores experientes, que já passaram por diversos clubes. Precisamos ser, no bom sentido, mais malandros, tocar a bola com segurança e gastar o tempo quando estamos vencendo.

Contra o Mirassol, estávamos à frente no placar e teve aquela fatalidade (pênalti a favor do adversário no fim do jogo). Estamos entregando muito fácil os resultados. Precisamos valorizar mais a posse de bola quando estamos vencendo", analisa o jogador.

Além do Mirassol, Augusto Recife cita mais dois jogos em que o Azulão poderia ter saído de campo vitorioso se o time fizesse valer a experiência. "Contra a Portuguesa e o Linense também fizemos partidas muito boas, estávamos com o jogo nas mãos e deixamos escapar no fim."

O atleta admite que o jejum de vitórias já incomoda, mas acredita que a má fase está perto do fim. "Há duas situações no início de um campeonato. Uma é ficar entre os que vão brigar pelo título e outra contra o rebaixamento. A última sequer passa pela nossa cabeça. Não temos vencido, mas também não temos perdido. O que nos deixa confiantes é que a equipe evoluiu. A vitória virá, espero que já no jogo diante do Ituano."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;