Esportes Titulo Nas penalidades
Tigre vence Botafogo nos pênaltis e conquista o bi da Copa Paulista

São Bernardo faz 2 a 0 no tempo normal, leva às penalidades e derrota o time de Ribeirão Preto

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
15/11/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


O São Bernardo FC fez o que muitos achavam impossível e faturou ontem o bi da Copa Paulista. Avassalador durante o tempo normal, fez 2 a 0, repetindo o placar que o Botafogo aplicou na ida, levou para as penalidades e foi mais competente do que o time de Ribeirão Preto, vencendo por 5 a 4. O primeiro título do torneio foi em 2013.

A missão aurinegra estava determinada: fazer de tudo para, no mínimo, igualar o placar que o Botafogo havia alcançado no primeiro encontro. E empurrado pela torcida, que compareceu em bom número ao 1° de Maio (quase 1.300 pagantes), o Tigre abriu o placar no primeiro minuto: Cesinha recebeu na direita, cruzou à meia altura e Rodrigo Souza mandou às redes.

O Botafogo até tentou reagir imediatamente, com Ariel, mas Júnior Oliveira fez grande defesa. Precisando do resultado, o Tigre manteve a pressão. Aos seis, Vitinho mandou por cima. Aos sete, Cesinha também errou o alvo por pouco.

Decepcionado com o pênalti perdido no Interior, João Carlos demonstrava vontade para balançar as redes. Aos 17, ele tentou de bicicleta. Pouco depois, pressionou o goleiro Igor em reposição, a bola bateu no atacante do Tigre e lentamente saiu perto da trave. Antes do intervalo, Rodrigo Souza tentou de cabeça, mas Igor defendeu.

Para a segunda etapa, o técnico Márcio Zanardi lançou Gustavo Ramos no lugar de Romisson, justamente a troca que fez no time titular com relação ao primeiro jogo. E talvez o técnico do Tigre não imaginasse que em um minuto a alteração surgisse efeito: o atacante foi lançado, avançou em velocidade, ajeitou e fuzilou Igor: 2 a 0.

Era o placar que o Tigre precisava para levar aos pênaltis. Ainda assim, a equipe queria liquidar no tempo normal. Aos poucos, porém, o cansaço começou a bater e, do outro lado, o Botafogo não estava morto. Tanto que, aos 26, John quase fez o gol dos visitantes, após completar levantamento de Bruno Michel. Aos 37, Eduardo Diniz emendou de primeira e quase fez o terceiro. No entanto, o jogo se arrastou para os pênaltis.

Júnior Oliveira defendeu a primeira cobrança, de Emerson. Porém, Matheuzinho desperdiçou a terceira batida do Tigre, deixando tudo igual. Nas alternadas, Giovanni Pavani mandou no ângulo, enquanto John acertou o pé da trave, para festa aurinegra no 1º de Maio: São Bernardo FC bicampeão.

Título coroa temporada perfeita do time aurinegro

O troféu da Copa Paulista foi o segundo erguido pelo São Bernardo FC nesta temporada e em condição bastante similar ao primeiro. Isso porque, em maio, o Tigre foi campeão da Série A-2 do Paulista também nas penalidades, naquela oportunidade vencendo o Água Santa. Ao chegar à final do Estadual, conquistou o acesso de volta para a elite. E com a classificação à decisão da Copa Paulista, garantiu vaga no Brasileiro da Série D de 2022.

Este título da Copa Paulista tem ainda outras coincidências em comparação à edição de 2013, que ficou em posse do Tigre. Naquela final, também no 1º de Maio, a definição foi nas penalidades e, assim como desta vez, o adversário (na ocasião o Audax) desperdiçou a primeira cobrança, parando em defesa do goleiro Daniel (atual gerente de futebol), enquanto foi Júnior Oliveira o responsável pela intervenção de ontem.

“Emoção, conter lágrimas, arrepio no corpo... é praticamente impossível não sentir o mesmo”, comparou Daniel, que partilhou com os demais integrantes da diretoria os méritos, com direito a desabafo. “Começamos essa nova gestão em 2019. Roberto (Graziano, presidente da Magnum) é cara sério, fora do normal, não mede esforços para fazer o melhor para o clube. O (Marcelo) Veiga (ex-treinador, que morreu em dezembro, vítima da Covid) de onde estiver deve estar orgulhoso e feliz. A gente aqui constrói tudo o que é possível para que os jogadores só se preocupem em jogar futebol. A gente sabe que precisa evoluir e melhorar, que tem coisas a serem feitas, mas a gente abre mão de esposa, família, pai... o meu está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) há um mês (começa a chorar) e amanhã (hoje) pego o carro para poder cuidar dele um pouco”, disse Daniel.    

Heróis citam sensação de missão cumprida

Logo no primeiro minuto de jogo, Rodrigo Souza apareceu como homem surpresa na área do Botafogo para abrir o placar para o São Bernardo FC. Praticamente na sequência, Júnior Oliveira teve de trabalhar pela primeira vez em tentativa de Ariel, uma das únicas do Botafogo, mas que poderia ter mudado o jogo. Nas penalidades, ele ainda defendeu a cobrança de John, fundamental para o título.

Após a partida, volante e goleiro falaram sobre seus feitos no duelo de ontem. “Pensar e imaginar em fazer gol a gente sempre pensa, mas não esperava que fosse tão rápido. Fico feliz. Veio na hora certa, para acender todo mundo e a torcida, que empurrou a gente até o fim”, destacou Rodrigo Souza. “Como estamos juntos há muito tempo, temos intimidade e ele (Rodrgo Souza) chegou para mim e falou: ‘irmão, você merece, vamos fazer história’. Vindo de um cara vencedor como ele, é muito gratificante. Pude ajudar nossa equipe. Agradeço todo o estafe. Foi trabalho incrível o ano inteiro”, destacou o arqueiro, que aproveitou para saudar os familiares no Rio de Janeiro e em Florianópolis.

"Estavam todos numa corrente bem positiva para a gente sair com o título”, explicou ele, que espera renovar para 2022.

Zanardi fala sobre reviravolta em 2 meses

No dia 1º de outubro, uma situação surpreendeu a todos no São Bernardo FC: Ricardo Catalá solicitou seu desligamento, seduzido por proposta do Operário-PR na Série B do Brasileiro. Na sequência, ao invés de a diretoria buscar um substituto, optou pela solução caseira: promoveu Márcio Zanardi, que estava à frente do sub-20 do Tigre, para assumir o time principal. E ontem, após a reviravolta para cima do Botafogo, o treinador pôde relaxar, com sentimento de missão cumprida.

“É muito maluco. Mas sempre me preparei para isso. Quando o Catalá teve proposta para sair, tive a proposta do Lucas (Andrino, CEO da Magnum) e não pestanejei, fui atrás, aproveitei a oportunidade e dei sequência. Claro que tinha estrutura, mas fomos mudando alguns comportamentos, o que é normal, cada treinador tem sua visão. E terminamos campeões, algo importante. Já havíamos dado o calendário (anual), com a (classificação para a) Série D, mas como somos competitivos, o título é importante também”, destacou.

Zanardi não tem a confirmação se seguirá no time para a Série A-1 do Paulista de 2022. Seja como for, disse estar à disposição. “Deixo para a direção. Sou funcionário. O Lucas e o Roberto (Graziano) que sabem o que fazem. Sou muito grato à Magnum, ao São Bernardo e pronto para o que precisar.” 

Em bom número, torcida se une, empurra time e faz a festa

Quase 1.300 torcedores do São Bernardo FC compareceram ao 1º de Maio, ontem pela manhã, para apoiar o time na final da Copa Paulista. Encararam o Sol e o cenário desfavorável dentro de campo. Aos poucos, a torcida foi chegando e ocupando os setores abaixo das cabines do estádio. E com as duas uniformizadas (Guerreiros do Tigre e Febre Amarela) unidas, embaladas por uma bateria, os fãs empurraram o time para cima do Botafogo. A atmosfera criada contagiou os atletas. Tanto que, com um minuto, Rodrigo Souza abriu o placar.

Durante os 90 minutos, os torcedores permaneceram cantando, em canções que iam do hino oficial do clube, passando por cânticos mais tradicionais e adaptações de músicas de grande sucesso, como Ana Júlia, da banda Los Hermanos.

Cerca de duas horas antes de a bola rolar, uma situação deixou os organizadores do dueloaflitos: o ônibus com a delegação do Botafogo acertou o cabo de energia elétrica ao entrar no 1º de Maio, deixando alguns setores da praça esportiva e os equipamentos do VAR sem energia elétrica. Durante alguns minutos, houve apreensão. Mas, logo o problema foi resolvido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;