Cultura & Lazer Titulo
Jazz e country em tributo a Ray Charles
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
12/04/2011 | 07:33
Compartilhar notícia


Já é clássico o encontro entre o trovador country Willie Nelson e o trompetista Wynton Marsalis promovido em 2008, que culminou na gravação de 'Two Men With the Blues', com os dois tradicionais virtuosos de suas músicas mesclando gêneros para fazer o melhor da música norte-americana: o improviso.

Agora, a já clássica dupla une-se ao talento de Norah Jones em tributo ao ícone Ray Charles. 'Here We Go Again' (EMI, preço médio não divulgado) traz o resultado do encontro. Recheado de pérolas, entre elas 'Hit the Road Jack', 'What'd I Say', 'Cryin'Time' e 'Hallelujah I Love Her So', o álbum é uma elegia à boa música.

Entre o inspirado trompete de Marsalis, o timbre peculiar de Nelson, a voz de ouro de Norah, e os hits de Charles, há espaço para todo tipo de música, em variedade de estilo que passeia por gospel, boogaloo, country, bolero, hard bop, R&B, valsa e swing 4/4.

A ideia de Marsalis era organizar o set list de forma a contar uma história sobre o amor, desde o pico da paixão até a dor da desilusão e a separação.

"É o que eu chamo de groove de raiz. A música de raiz ultrapassa qualquer limite e gênero na música norte-americana. Havia um tempo, no começo da década de 1950, em que os artistas eram influenciados por todos os tipos de música", conta Marsalis sobre a festa de gêneros que toma o álbum.

A orgia musical fica completa com o afinado quinteto que acompanha o trio: Walter Blanding (saxofone), Dan Nimmer (piano), Carlos Henríquez (baixo), Ali Jackson (bateria). A cereja no bolo é a presença de Mickey Raphael na gaita. O músico faz do seu instrumento uma virtuosa ferramenta jazzística, tornando inconfundível, junto ao trompete de Marsalis, a marca de dois gêneros que parecem distintos, mas que no palco se digladiam para mostrar que podem ser irmãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;