Memória Titulo Clássicos do Diário há 60 anos
O Bloco do Barulho em 1934

E os foliões de Mauá fotografados em 1936 em estúdio de Santo André

Ademir Medici
02/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Não se pode dizer que o Carnaval 2019 beira o fracasso aqui na região. Ok: rareiam os bailes noturnos, os desfiles de rua são pouco competitivos, não há uma decoração generalizada. Mas a era dos blocos que se sucedem pelos bairros paulistanos tem reflexos no Grande ABC e os foliões, realmente foliões, migram para os sambódromos de São Paulo e Rio de Janeiro, com aqueles que dão uma bela esticada para seguir os trios de ferro do Nordeste.

Nós, aqui em Memória, lembramos as primeiras fotos publicadas e que chamaram a atenção do leitor de 1989, 30 anos atrás. Separamos as duas primeiras: o Bloco do Barulho, que desfilou em Santo André em 1934; e os foliões de Mauá em 1936. Tudo muito comportado, ao menos nas fotos que chegaram até nós.

 

 

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova Rádio Show. Uma palhinha sobre o Carnaval de Portugal. Toda a vitalidade do seu produtor e apresentador, Varela Leal, com a participação igualmente ativa da mulher e cantora Mimi Varela. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

Santos do Dia

Inês da Boêmia ou de Praga (1208-1282). Fundadora do convento das Clarissas, na atual República Tcheca.

Jovino

Januária

 

Interação com Facebook

‘Crime ou vingança na cela forte?’

Um diálogo entre o investigador e o repórter policial.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 2 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 2 de março de 1989 – ano 31, edição 7002

Manchete – Autolatina poderá dar férias coletivas; o ministro Mailson da Nóbrega, da Fazenda, não decide sobre peças.

O governo, por enquanto, não vai aumentar o preço do carro e de autopeças para solucionar o problema de desabastecimento de componentes enfrentado pelas montadoras.

Estradas – Governo inicia a venda do selo-pedágio, o que provocou filas e queixas no Grande ABC.

Informática (Ivone Santana) – Setor de automação industrial cresce até 2.100%.

São Caetano – Toma posse o novo diretor do Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), professor Moacir Antonio Rodrigues. Sua principal meta: transformar a escola em universidade.

Ponto de Vista – Escreve Miller de Paiva: falta um projeto nacional para a cultura.

Nota – Miller foi secretário de Educação e Cultura em Santo André, dando muita força para a criação do Museu Municipal.

Futebol – O Santo André empata sem gols no tempo normal, mas perde do XV de Piracicaba nos pênaltis: 4 a 2, ontem, no Bruno Daniel.

 

Em 2 de março de...

1919 – Uma caçada realizada em São Bernardo quase acaba em tragédia. José Didonna, ao alvejar uma paca, atingiu com chumbo da sua arma várias partes do corpo do colega Deocleciano Riquema, morador da Rua Xavier Curado, 38, no Ipiranga.

Sábado de Carnaval. De uma notícia no Estadão: São Paulo voltou a rir, agradecida e feliz. Veio tudo para a rua, ou para as janelas e terraços. Estas coalharam-se de gente.

O corso da Avenida Paulista esteve magnífico. A fileira de carros, carrinhos, charretes, aranhas, caminhões, andorinhas, limousines, torpedos, voiturettes era interminável e esplendida.

Internacional – Do noticiário do Estadão: o alastramento das greves na Alemanha; o país às portas da anarquia; a fome na Romênia; graves desordens em Madri.

1929 – Donos de caminhões de Campo Grande, em Santo André, que transportavam lenha e madeira, enviam ofício à Prefeitura pedindo isenção dos chamados Impostos de Veículos.

Justificativa: eles só transitavam em estradas particulares, que eles próprios conservavam.

Assinam o documento: Carlos Tamagnini, Antonio Carnevale, Henrique Maurichetto, Spagneni Giorgio, Bruno Stufaldi, Angelo Mazini, Ramon Peres, Baptista Tolezano e Eugênio Rodrigues da Costa.

 

Hoje

Dia Nacional do Turismo

Dia Mundial de Orações da Mulher


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 2 de março:

Em São Paulo, Olímpia, fundado em 2-3-1903 e elevado a município em 1917, quando se separa de Barretos.

Em Minas Gerais, Casa Grande, Cedro do Abaeté, Frei Inocêncio, Itacarambi, Rio Manso, Santana do Garambéu, São Romão e Uberaba

No Paraná, Guapirama

Em Pernambuco, Ipubi e Jataúba

Em Santa Catarina, Palmitos

No Rio Grande do Sul, Vale do Sol

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;