Memória Titulo
Rudge Ramos. O mercado. A política municipal.

Domingo, 10 de novembro de 1968. O prefeito Hygino Baptista de Lima, neto do coronel Oliveira Lima, revolucionário de 1932.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Domingo, 10 de novembro de 1968. O prefeito Hygino Baptista de Lima, neto do coronel Oliveira Lima, revolucionário de 1932 como o pai, Quirino de Lima, inaugura o Mercado Distrital de Rudge Ramos, dez anos após a inauguração do Mercado Municipal Central.

Naquele tempo, Rudge Ramos era um grande reduto laurista, em referência ao prefeito Lauro Gomes, que residiu no bairro até o ano do seu falecimento, 1964, enquanto Baeta Neves era um reduto pinotista, do prefeito eleito Aldino Pinotti, naquele mesmo 1968.

Hygino apoiava à sucessão municipal o seu secretário de Finanças, Jaime Franchini, e a inauguração do Mercado Distrital de Rudge Ramos, sem dúvida, foi importante mas não decisivo na campanha de Franchini.

Quarenta anos depois...
1 - A política municipal mudou muito em São Bernardo. Já não temos, fisicamente, nem Hygino nem Pinotti, mas os movimentos que defendiam são lembrados pelos antigos, ao lado do terezismo, em alusão à prefeita Tereza Delta.

2 - O Mercado Distrital de Rudge Ramos permanece na ativa, modernizando-se e ensaiando um trabalho de marketing até mesmo no Centro.

3 - Já o Mercado Municipal original, do Centro, não existe mais. Depois de funcionar na Rua Padre Lustosa, foi transferido para a Praça Samuel Sabatini e ali encerrou seu ciclo. As instalações do antigo mercado central estão paradas no tempo, abandonadas, à espera de novos capítulos dentro da história local.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 27 de janeiro de 1979

Manchete - Cetesb responsabiliza Light pela poluição da Represa Billings (da enviada especial a Manaus, Denise Abraham, que cobriu o 10º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Igreja - Papa João Paulo II preside abertura da 3ª Celam (Conferência do Episcopado Latino-Americano), na cidade do México.

Política - Metalúrgicos confirmam intenção de criar o PT, no encerramento do 9º Congresso dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, em Lins (do enviado especial do Diário, Valdenízio Petrolli).

Editorial - O tabu das feiras livres deve acabar

Polícia - Maníaco foge do xadrez de Santo André.

EM 27 DE JANEIRO DE...

1909 - Yosef Beer nasce na divisa da Hungria com a Iugoslávia. Veio para o Brasil em

1927. Radicou-se em Santo André. Aqui foi músico e fabricante manual de instrumentos musicais. O filho, André, chegou à vice-presidência da GM do Brasil.

1969 - Diadema inaugura a Biblioteca Municipal Olíria de Campos Barros, empreendimento que teve o apoio inicial do casal Oscar de Barros, Péricles da Silva Pinheiro e outros doadores anônimos de livros.

HOJE

Dia Mundial do Hanseniano. Dia do Orador.

SANTOS DO DIA

Ângela de Mérici e Julião.
Ângela de Mérici (Bréscia 1470-1540). Fundou a congregação das Irmãs Ursulinas, voltada à educação cristã das jovens.

Professor Gasparini

Nota enviada pelo professor Pedro Marini Neto, da Faculdade de Direito de São Bernardo: "Faleceu na sexta-feira (23) o professor Diógenes Gasparini, eminente cidadão da região. Foi diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo e secretário municipal de Assuntos Jurídicos. Como professor de Direito Administrativo, seu prestígio era nacional". Gasparini foi sepultado no sábado (24), no Cemitério de Vila Euclides, em Santo André.

NOTA DA COLUNA
Professor Gasparini nasceu no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em 2 de julho de 1934. Tivemos oportunidade de homenagea-lo no ano passado, na reedição do Passaporto, publicação da Câmara Municipal de São Bernardo, lançada anualmente, que focaliza a colônia italiana em São Bernardo. Quando participamos do movimento em defesa do prédio da antiga Câmara, hoje denominada "Antonino Assumpção", cruzamos com o professor Gasparini na Rua Marechal Deodoro. No mesmo momento, ele fez questão de subscrever o abaixo-assinado em defesa daquela casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;