Cultura & Lazer Titulo Exposição
MIS abre exposição gratuita com itens usados na cinessérie
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/05/2016 | 06:41
Compartilhar notícia


 Enquanto X-Men: Apocalipse promete lotar as salas dos cinemas, o MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, abre as portas para receber uma exposição temática na qual viaja pela popular cinessérie. A atração X-Men Filmes EXPO – Dos Filmes Para o Museu está em cartaz no local e segue gratuitamente até 3 de julho.
Trata-se de mostra especial inédita no Brasil com itens originais vistos nos cinco filmes anteriores da linha narrativa principal. É a oportunidade para que os fãs possam ver de perto figurinos, detalhes das maquiagens e da roupas utilizadas pelo elenco e objetos de cena. São elementos que ajudaram os diretores Bryan Singer, Brett Ratner e Matthew Vaughn (que passaram pela franquia até o momento) a transportar o universo dos mutantes mais conhecidos dos quadrinhos para as telonas.
“Se uma palavra pode definir a série X-Men no cinema, é ‘evolução’”, diz o jornalista e crítico de cinema Roberto Sadovski em um trecho do cartaz de apresentação da mostra. “Essa exposição (...) é um retrato desta evolução, na forma do cuidado com que cada peça foi produzida ao longo de dezesseis anos de aventuras cinematográficas com os X-Men.”
Nas instalações montadas pelo MIS, o público passa por momentos que remetem desde X-Men (2000), primeiro capítulo da cinessérie, até X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014). Tudo parece uma visita a Escola Xavier Para Jovens Superdotados, onde o Professor Charles Xavier ensina os alunos a entenderem e controlarem seus poderes.
Estão no Brasil as roupas elaboradas para Tempestade (papel que já foi de Halle Berry), Magneto (interpretado nos dias de hoje por Michael Fassbender) e Professor X (atualmente vivido por James McAvoy). Também há espaço para os jogos de xadrez que simbolizam o confronto de ideologias dos personagens, storyboards</CF> sobre algumas cenas e o inibidor neural usado por Patrick Stewart e a prótese de maquiagem utilizada por Rebecca Romijn (que deu vida a vilã Mística) em X-Men 2 (2003). Os fãs podem se sentir mais perto desse universo mutante da Marvel Comics.
X-Men Filmes EXPO – Exposição. No MIS – Avenida Europa, 158. São Paulo. Tel.: 2117-4777. Terça a sábado, das 12h às 21h; domingo, das 11h às 20h. Grátis. Até 3 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;