Cultura & Lazer Titulo
Mergulhe no mundo eletrônico
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
04/08/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O que há de mais avançado em tecnologia de imagem e som de forma lúdica, criativa e divertida em todo o mundo. É assim que se pode encarar o File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) que abre segunda-feira em São Paulo (amanhã ao público) no Centro Cultural Fiesp, com entrada franca.

Participam desta 9ª edição cerca de 300 artistas - entre grupos e trabalhos individuais - de mais de 30 nacionalidades.

"É um encontro de diferentes tribos. Como há vários eventos - cinema, games, música - o público se torna muito eclético. A faixa etária vária de 6 a 70 anos", comenta o organizador Ricardo Barreto, fundador do festival ao lado de Paula Perissinotto.

Barreto destaca nesta edição a exibição de 14 curtas em altíssima definição, em tecnologia 4k. "É um privilégio podermos mostrar essas produções no Brasil, somente Japão, Califórnia e Áustria já assistiram", diz.

Tanto que o nome do evento nessa edição ‘mudou' para File 2008 Milhões de Pixels - o nome 4k refere-se ao número de pixels horizontais, 4.096 multiplicados por 2.160 pixels verticais gerando 8.847.360 pixels. Isso resulta em uma imagem quatro vezes melhor do que o blu-ray (formato de disco óptico para vídeo de alta definição) e 24 vezes mais definida que a da televisão tradicional. Os raros filmes serão projetados no Teatro do Sesi - Paulista.

Já na área de instalações, o organizador Barreto aposta que deve causar sensação o grafite eletrônico do Grafitti Research Lab. O grupo nova-iorquino mostrará sua Laser Tag nas ruas de São Paulo. Com a caneta de laser e um projetor de larga escala é possível ‘grafitar' prédios inteiros. Os criadores já ‘brincaram de grafitar' o Coliseu em Roma, por exemplo.

Os brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescente criaram o Piso. A instalação de 25 metros de comprimento é formada por uma base metálica que se desloca quando se pisa em uma das extremidades. É possível sentar, deitar ou ‘surfar' na onda.

Games - Ávidos por novidades em games terão à disposição um repertório de 50 jogos eletrônicos experimentais ou artísticos. Não deixa de ser um panorama dos melhores games produzidos no Brasil recentemente, já que reúne os premiados pela Abragames, entidade que promove o setor em parceria com o MinC (Ministério da Cultura).

Até o encerramento, no dia 31, Ricardo Barreto espera 1.200 visitantes por dia e indica o horário da manhã, pois a tarde é mais concorrida. Informações sobre a programação completa, que ainda inclui palestras e simpósios, estão no site www.file.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;