Esportes Titulo
Corinthians arranca vitória no final e se classifica
Tatiana Freitas
Do Diário OnLine
13/05/2001 | 19:15
Compartilhar notícia


A classificação veio de maneira emocionante, dramática. Em seu melhor estilo, o Corinthians conquistou vaga na final do Campeonato Paulista, na tarde deste domingo, contra o Santos, no Morumbi. A equipe do Parque São Jorge esperou até os 48 minutos do segundo tempo para vencer o Santos e marcar presença na última fase da competição.

Em partidas onde a tensão é presente em todos os momentos, e nas quais o coração fala mais alto, a vitória parece procurar o time corintiano. Desde o início da partida, o clima de decisão foi marcante e chegou a atrapalhar o desempenho das duas equipes, provocando o desperdício de um pênalti para cada lado.

A disputa começou antes mesmo das equipes entrarem em campo, com o anúncio da escalação oficial apenas momentos antes do início da partida. Deivid, cuja presença na semifinal já havia sido descartada pelos santistas, começou jogando. No Corinthians, só ficou claro quem começaria a partida quando o time já estava no gramado. O treinador Wanderley Luxemburgo preferiu tirar Índio da lateral e colocar Kléber. André Luis atuou no meio-de-campo. No ataque, Paulo Nunes jogou ao lado de Ewerthon.

No primeiro tempo, todas as bolas eram disputadas com bastante vontade, com jogadas dignas de um jogo decisivo. A determinação foi a bandeira levantada pelo dois times. Logo no primeiro minuto, Ewerthon arrancou pela direita e chutou em direção ao gol, tentando encobrir Fábio Costa. A bola acabou sobrando para Paulo Nunes, que não chegou a tempo e não conseguiu marcar. A tensão aí ficou evidente. Aos 2 minutos de jogo, o “diabo loiro” reclamou demais e já se desentendeu com o companheiro corintiano. Entre os dois times as brigas também aconteceram e quase sempre envolviam Rincón, de um lado, e Marcelinho, do outro.

Aos 9 minutos, foi a fez do Santos chegar com perigo. Robert recebeu na frente e bateu rasteiro, assustando a torcida da Baixada. Aos 17, Otacílio fez pênalti em Robert. João Carlos falhou no meio-de-campo e deu a bola de presente para o meia santista, que arrancou e foi derrubado na área. O Santos, que precisava de apenas um empate para se classificar, viu a vaga mais de perto. Dodô, no entanto, conseguiu afastar o título. Ele cobrou mal, na trave esquerda de Maurício.

Mais tarde, a situação se inverteu e o mesmo aconteceu com o Timão. Ewerthon avançou pela esquerda e chegou pela linha de fundo. Galván derrubou o atacante na área. A marcação do pênalti foi comemorada como gol pelos corintianos, mas ele não poderia vir assim tão fácil. Marcelinho cobrou, mas a bola ficou na trave esquerda do goleiro santista.

A perda dos pênaltis fez a partida, que já era emocionante, ficar ainda mais disputada. O Corinthians contava com a posse de bola, mas também tinha dificuldade para chegar ao ataque por causa da boa marcação do Santos. Aos 33, Renato abriu o placar e deixou o Santos na frente. Russo dominou, avançou pela linha de fundo e cruzou para o meia, que completou de cabeça para o gol.

O gostinho da vitória, no entanto, não durou mais de um minuto. Aos 34, André Luis fez boa jogada e passou para Marcelinho, que bateu rasteiro. A bola sofreu para entrar e ainda bateu nas duas traves antes do empate: 1 a 1.

No segundo tempo, o Santos voltou atacando e obrigou Luxemburgo a mexer no time. Paulo Nunes saiu para a entrada de Gil. Mais tarde, Marcos Senna entrou em campo e Otacílio deixou o jogo. A partir daí, o Corinthians foi melhor. Aos 16, André Luis bateu de longe, por cima do gol. Marcelinho, aos 19, cobrou falta no meio-de-campo, mas Fábio Costa defendeu.

Geninho, então, decidiu mudar o ataque do Santos, que não teve boa partida. Deivid estava visivelmente debilitado fisicamente e Dodô ficou bastante abalado depois do gol perdido. O treinador preferiu tirar o segundo e colocar Caio, mas de nada adiantou. O Santos, acuado, acabou se fechando no meio-de-campo e o time do Parque São Jorge pressionou.

Aos 36, Fábio Costa, em defesa incrível, salvou uma cabeçada de Marcelinho. Três minutos depois, o meia chutou por cima do gol. Aos 45, Galván foi expulso, mas o fato de ter um jogador a menos parecia não atrapalhar a vida do Santos, até então classificado. A garra corintiana, porém, mais uma vez fez a diferença.

Ratificando a “volta por cima” desde o retorno de Luxemburgo ao clube, o Corinthians, que estava ameaçado pelo rebaixamento, avançou à final. Gil fez boa jogada pela esquerda e, na linha de fundo, cruzou para Ricardinho, que completou para o gol. A classificação foi comemorada como título no Morumbi ainda lotado nos acréscimos.

No próximo domingo, o Corinthians enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto, que desclassificou a favorita Ponte Preta, na primeira partida da final do Campeonato Paulista. O local do jogo ainda não foi definido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;