Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Jazz e country em tributo a Ray Charles


Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

12/04/2011 | 07:33


Já é clássico o encontro entre o trovador country Willie Nelson e o trompetista Wynton Marsalis promovido em 2008, que culminou na gravação de 'Two Men With the Blues', com os dois tradicionais virtuosos de suas músicas mesclando gêneros para fazer o melhor da música norte-americana: o improviso.

Agora, a já clássica dupla une-se ao talento de Norah Jones em tributo ao ícone Ray Charles. 'Here We Go Again' (EMI, preço médio não divulgado) traz o resultado do encontro. Recheado de pérolas, entre elas 'Hit the Road Jack', 'What'd I Say', 'Cryin'Time' e 'Hallelujah I Love Her So', o álbum é uma elegia à boa música.

Entre o inspirado trompete de Marsalis, o timbre peculiar de Nelson, a voz de ouro de Norah, e os hits de Charles, há espaço para todo tipo de música, em variedade de estilo que passeia por gospel, boogaloo, country, bolero, hard bop, R&B, valsa e swing 4/4.

A ideia de Marsalis era organizar o set list de forma a contar uma história sobre o amor, desde o pico da paixão até a dor da desilusão e a separação.

"É o que eu chamo de groove de raiz. A música de raiz ultrapassa qualquer limite e gênero na música norte-americana. Havia um tempo, no começo da década de 1950, em que os artistas eram influenciados por todos os tipos de música", conta Marsalis sobre a festa de gêneros que toma o álbum.

A orgia musical fica completa com o afinado quinteto que acompanha o trio: Walter Blanding (saxofone), Dan Nimmer (piano), Carlos Henríquez (baixo), Ali Jackson (bateria). A cereja no bolo é a presença de Mickey Raphael na gaita. O músico faz do seu instrumento uma virtuosa ferramenta jazzística, tornando inconfundível, junto ao trompete de Marsalis, a marca de dois gêneros que parecem distintos, mas que no palco se digladiam para mostrar que podem ser irmãos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;