Memória Titulo
O Museu de São Caetano remexe seus guardados

Criado em 1959, instalado em 1960, fechado em 1961 e reaberto em 1977, o Museu Histórico Municipal de São Caetano...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Criado em 1959, instalado em 1960, fechado em 1961 e reaberto em 1977, o Museu Histórico Municipal de São Caetano, que já se chamou Museu Oswaldo Massei (prefeito), ganha um desafio, que é o mesmo de outros museus: expor mais peças da sua reserva técnica. São mais de 5.200 objetos, desde minúsculos chaveiros até móveis, conjuntos de louças e a maquete do Palacete Denardi, projetado e construído pelo imigrante italiano Celeste Denardi e que representa construção que hoje abriga o museu na Rua Maximiliano Lorenzini, bairro Fundação.

A maioria das peças do museu está longe dos olhos do visitante. Daí a ideia de expor em revezamento o maior número possível dos bens obtidos e catalogados, até mesmo para atender aos anseios dos doadores, que nunca ou raramente encontram os objetos nas salas de exposição.

Mostrar tudo não se esgota em um ou mais anos. Mas o projeto vem sendo tocado desde quando Clovis Antonio Esteves, atual presidente da Fundação Pró-Memória, assumiu a supervisão do museu, no fim de 2006.

Duas maquetes são o ‘carro-chefe' do museu, a do Palacete Denardi e a de uma olaria, esta idealizada pelo pesquisador andreense Dirceu da Silva Real, já falecido. Em especial nas visitas monitoradas de estudantes, o museu procura mostrar as duas maquetes, que, segundo Clovis Esteves, sintetizam a própria história de São Caetano.

Na entrevista que gravamos com Clovis Esteves na última semana foram abordados outros temas. Segue-se o pensamento do novo presidente da Pró-Memória:

RAÍZES

A revista terá modificação de conteúdo e visual, por solicitação direta do prefeito. As primeiras mudanças já poderão ser sentidas na edição 39, programada para julho. Os migrantes da cidade terão mais espaço e não apenas os imigrantes.

ARTES PLÁSTICAS

A próxima exposição da Fundação Pró-Memória focalizará a obra (quadros e esculturas) de João Alberto Tessarini, publicitário e artista plástico de São Caetano e que fez parte da equipe que idealizou a Cidade da Criança, em São Bernardo.

200 ANOS

A proximidade da data dos 200 anos de criação da Freguesia de São Bernardo (1812-2012) - lembrada pela coluna Memória - pode e deve ser estudada e difundida. Clovis levará o tema para a plenária preparatória ao 10º Congresso de História.

IMPRENSA

A Pró-Memória voltará a ter assessoria de imprensa própria, que sempre foi um dos pontos diferenciais em relação a outros organismos semelhantes no Grande ABC.

COLUNA MEMÓRIA

Esta nossa seção do Diário continuará a ser arquivada e sistematizada em índice pela funcionária Regina, em uma ação que se aproxima dos 22 anos de publicação diária. Prezado Clovis: estamos no aguardo do índice. Grato.

AMANHÃ NA COLUNA

Um vídeo para os autonomistas de São Caetano.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de março de 1979

Sindicalismo - Metalúrgicos esperam resposta dos patrões: são 21 itens, entre eles um reajuste de 34,1%. A greve está decretada para a zero hora de terça-feira.

Mauá - APAE, suas dificuldades, suas esperanças.

Crônica 1 - Júlio Pinheiro/Hermano Pini Filho: "Sem exageros, os fatos podem superar a ficção".

Crônica 2 - Roterdan Cravo/Fausto Polesi: "O sumo já está acabando; depois restará a casca".

EM 12 DE MARÇO DE...

1889 - Grande ABC conquista sua independência político-administrativa, com a criação do município de São Bernardo, até então Freguesia de São Bernardo, espécie de distrito da capital paulista. A instalação do novo município viria no ano seguinte, em 2 de maio de 1890.

Portanto, gente, hoje faz 120 anos que o Grande ABC conquistou a sua independência. Outro belo tema para o 10º Congresso de História que São Caetano realizará. Como foi essa luta? Quais os nomes dos autonomistas?

1979 - Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema deflagram greve, a primeira paralisação geral de uma categoria na história contemporânea do sindicalismo brasileiro.

SANTOS DO DIA

Bernardo de Cápua, Gregório I, Inocêncio I (papa durante 16 anos) e Luís Orione.

Dom Orione (Pontecurone, Itália 1872 - San Remo, Itália 1940). Fundador da Congregação dos Padres Orionitas.

HOJE

Dia do bibliotecário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;