Cultura & Lazer Titulo
São Caetano recebe festival de taiko no domingo
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
22/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Os milenares tambores do Japão devem estremecer São Caetano com o 5º Festival Kawasuji de Taiko, que reúne no domingo shows com 21 grupos oriundos de diversos Estados do Brasil e outros países, como a Argentina.

As apresentações serão entre às 9h e 18h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840. Tel.: 4220-3924). O ingresso custa entre R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Tocado em cerimônias religiosas e festividades no Japão, o taiko pode ser tanto a música de percussão como o próprio instrumento, o tambor. Além dele, o público poderá conferir a fue (flauta horizontal) e a shamisen (guitarra).

Esta é a primeira vez que São Caetano recebe o festival, que é realizado anualmente desde 2006 e já passou por São Bernardo, Londrina, Araçatuba e Atibaia.

Depois das apresentações dos grupos convidados - entre os brasileiros, há tocadores de Goiás, Paraná e Mato Grosso -, será a vez do espetáculo com a Japan Marvelous, companhia que está no Brasil, especialmente, para o evento.

Entre as propostas, o festival busca preservar e difundir a arte, além de favorecer a amizade entre os tocadores de taiko. "É importante que haja integração entre os povos. Os brasileiros são muito criativos. Alguns incluem o ritmo do samba na música", aponta a coordenadora de grupos, Rosa Satiko.

Confeccionada com pele animal, a superfície do tambor pode ser tocada com a mão ou uma baqueta. Entre as qualidades esperadas de um músico, estão a habilidade rítmica e o preparo físico para obter um som com batidas homogêneas.

Neste ano, quem faz a organização do evento é o Clube Recreativo Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro, de São Caetano, por meio do grupo de Taiko ShinkyoDaiko.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;