Setecidades Titulo Chico Mendes
Show de Alceu Valença abre Entoada Nordestina

Cantor promete levar cultura do Nordeste para palco e revela surpresa para noite de hoje em São Caetano

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
20/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação/Leo Aversa


Prestes a subir no palco da Entoada Nordestina, tradicional festa popular promovida por São Caetano, o cantor e compositor Alceu Valença revelou com exclusividade ao Diário o que o público do Grande ABC pode esperar do seu show, que acontece hoje à noite, no Espaço Verde Chico Mendes. Além de cantar hits da carreira, como Anunciação, Girassol, La Belle de Jour, entre tantos outros que arrastam multidões por todo País, o reportório do compositor contará ainda com canções de Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião. 

Alceu será a primeira grande atração da Entoada Nordestina, festividade que volta a ser presencial após dois anos paralisada por conta da pandemia da Covid-19, e combina arte, música e culinária típica do Nordeste. Idealizada pela Prefeitura, em parceria com a sociedade civil, o evento contará até domingo com apresentações de grandes nomes da música brasileira, como Zeca Baleiro e a banda de forró Falamansa – veja programação completa no fim do texto. A entrada será um quilo de alimento não perecível – item que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município. 

O cantor pernambucano promete levar e celebrar a cultura nordestina durante sua apresentação. “O Grande ABC tem muita gente do Nordeste. Pessoas que são descendentes e também aquelas que vieram para cidades da região. Vai ser uma grande festa, tenho certeza que o público irá adorar. Gosto demais desse triângulo, é um triângulo amoroso (se referindo a Santo André, São Bernardo e São Caetano). É muito bom poder voltar”, comentou o compositor, que também revelou que seu show terá surpresas especiais. “Não posso falar se não perde a graça”, brinca. 

Com mais de 50 anos de carreira, essa é a segunda vez que Alceu se apresentará no evento sul-caetanense – a primeira participação ocorreu em 2015. Animado e pronto para estrear sua turnê pela Europa, com mais de 15 shows marcados em países como Inglaterra, Espanha, Itália, Portugal, entre outros, o compositor não esconde a empolgação de retornar aos palcos depois do isolamento físico ocasionado pela crise sanitária.

“Público é vitamina para mim e show é alegria. É muito bom poder voltar as apresentações presenciais, mas respeitando as recomendações sanitárias. Estamos vencendo a pandemia, mas ainda é necessário manter todos os cuidados, como uso de máscara e vacinação”, contou o artista, que já recebeu as quatro doses do imunizante contra o coronavírus.

PÚBLICO JOVEM 

No ano passado, Alceu viu os números de reproduções das suas músicas nas plataformas de streaming crescer absurdamente e, a faixa etária do seu público diminuir. Jovens entre 20 e 25 anos parecem ter descoberto o compositor pernambuco durante a pandemia e agora o artista virou febre entre a nova geração. O número de visualizações de um dos seus vídeos no Youtube cresceu de forma estrondosa e, atualmente, o vídeo onde combina as músicas La Belle de Jour e Girassol possui mais de 217 milhões de visualizações. 

“É algo impressionante, que nem eu consigo entender. Estou vendo essa mudança que vem via internet, porque quando gravei algumas dessas canções eles nem eram nascidos. Hoje, em shows fechados, é possível notar que os jovens são a maior parte do público. Um escuta e vai passando para outro e vai ganhando grandes proporções. É lindo ver esse movimento. Salve a cultura brasileira”, declarou Alceu, que ainda revelou que a música Anunciação é a canção mais aguardada pela plateia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;