Memória Titulo
Uma greve no mês do golpe militar

Três de março de 1964: os metalúrgicos da região ganham a manchete do News Seller

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Três de março de 1964: os metalúrgicos da região ganham a manchete do News Seller, semanário que antecedeu o Diário. Viviam-se os últimos dias da democracia nacional, antes do golpe militar. Entre os personagens, um advogado de São Caetano, João da Costa Faria, futuro secretário municipal.

Apenas um metalúrgico
Texto: Maria Angélica Ferrasoli

Antônio Ferrasoli nasceu em Jaú, em 4 de setembro de 1925. Filho de uma espanhola da província de Acehuche (Cáceres, Extremadura) e de um descendente de italianos da região de Rovigo, cresceu trabalhando na lavoura do café de cidades da região de Pederneiras, sem a chance de se alfabetizar, o que só veio a ocorrer mais tarde, já no período da adolescência. Desde pequeno, porém, ouvia as idéias e histórias da avó espanhola, anarquista, que lia para ele notícias de jornais e o estimulava a aprender.

Entre 1944 e 1945 trabalhou na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e cinco anos depois já estava em São Caetano, inaugurando uma longa carreira como metalúrgico: na Usina Colombina, GM, elevadores Atlas, Aços Villares, Usina São Francisco e, por duas vezes, na Volkswagen do Brasil, onde se aposentou em agosto de 1983.

Tinha paixão por política e sindicalismo. Admirava Luiz Carlos Prestes, teve sua fase getulista e, com as grandes greves metalúrgicas do Grande ABC do final dos anos 1970, passou a defender incondicionalmente Lula e seus companheiros, participando de todas as atividades. Sofreu muitas perseguições por isso, inclusive na própria família, mas se tornou referência no bairro (Parque São Vicente, em Mauá, para onde se mudou em 1977) quando o assunto era a busca de direitos - especialmente a questão previdenciária, que estudou e aprendeu na prática, ou a discussão política.

Seu prazer era a conversa, a discussão de bom nível, não o poder. Em 2003 foi filmado para Peões, documentário premiado de Eduardo Coutinho, cuja estreia chegou a assistir no ano seguinte, meses antes de morrer, em 10 de janeiro de 2005, inesperadamente. S

EM 2 DE MAIO DE...
1890 - Governador do Estado nomeia um conselho de intendência para governar o recém-constituído município de São Bernardo, hoje Grande ABC.

1929 - Inaugurada, no Rio de Janeiro, as Lojas Americanas S/A.

HOJE
Dia do Ex-Combatente.

SANTOS DO DIA
Atanásio, Germano e Zoé.

NAS ONDAS DO RÁDIO
USP FM (93,7) - Memória. Hélio Ribeiro e sua obra: os lendários programas de rádio que criou e apresentou. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. A 13ª Festa do Kiwi que acontece neste final de semana em Mallet, cidade do interior do Paraná, e as 10 cidades paulistas que formam o circuito das frutas no interior paulista, mais a Festa do Cacau, no Pará, e a Festa da Melancia, no Piauí. Contatos: brasil@redeeldorado.com.br; na internet: territorioeldorado.com.br. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 22h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. O governo JK (primeiro de uma série de três programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Moacyr Franco, Balada nº 7, composição de Alberto Luiz; Altemar Dutra, A Pretendida, de Pépe Ávila; Agnaldo Rayol, Acorrentados, versão de Genival Melo. As duas últimas atendem a pedido da ouvite Elizeth da Purificação, de Lauzane Paulista. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 1º de maio de 1979

Política - O ex-deputado estadual Joaquim Formiga, de São Caetano, punido pelo regime militar em 1969, vai se filiar ao MDB, conforme reportagem da jornalista Heleni Felippe.

São Bernardo - O prefeito Tito Costa terá participação na novela Gaivotas, de Jorge Andrade, que o Canal 4 levará ao ar brevemente.

São Caetano - Será inaugurada hoje a cancha de bocha do São Caetano EC, obra iniciada na gestão de José Sacucci Filho.

Futebol - Amistosos: domingo, no Estádio Bruno Daniel, Santo André 3, Botafogo de Ribeirão Preto 1; em Taubaté, Taubaté 2, Saad 1.

ALMANAQUE
Syr Evangelista de Oliveira Martins.
Nascimento: Bebedouro (SP), 2 de maio de 1912.
Vereador: 1948 a 1951; 1952 e 1955.
Partido: PSB.
Cirurgião-dentista e presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi um dos primeiros vereadores a indicar a criação de um museu para Santo André. Condenava a emancipação de São Caetano, por considerar o território do distrito muito pequeno; exigia maior atenção do Estado para com Santo André, em especial na área educacional; defendia a diminuição dos subsídios dos vereadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;