Palavra do Leitor Titulo
Desenvolvimento econômico: 60 anos

Hoje, a Volkswagen completa 60 anos de operações no Brasil. É data não somente para a montadora alemã comemorar, mas para São Bernardo...

Dgabc
23/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


ARTIGO

Desenvolvimento econômico: 60 anos

Hoje, a Volkswagen completa 60 anos de operações no Brasil. É data não somente para a montadora alemã comemorar, mas para São Bernardo, que sedia a sua matriz, o Grande ABC ou, melhor, o País como um todo. É inegável o impacto da Volkswagen do Brasil - a maior fabricante de veículos e uma das maiores empresas privadas do País, que ainda possui a maior rede de distribuição, com mais de 600 concessionárias - no desenvolvimento econômico do Grande ABC por meio da geração de milhares de empregos diretos e indiretos, que possibilita geração de renda para inúmeras famílias, que, por sua vez, fomenta o comércio local.

O impacto da montadora no desenvolvimento econômico da região também se dá por meio da geração de receita para São Bernardo via arrecadação de impostos, bem como por atração de outras empresas para o município - companhias fornecedoras movidas pela necessidade de estar próximas de montadoras e autopeças -, o que também provoca o desencadeamento de todo esse ciclo: criação de empregos diretos e indiretos, geração de renda, fomento ao comércio local, de receita para o município e atração de novas empresas.

Em virtude desse cenário, acredito que o Poder Executivo deva ter como foco a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, promovendo ações de estímulo à manutenção, à expansão e à inovação, por meio de parcerias com entidades como o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), para que indústrias como a Volkswagen permaneçam na cidade, porque são imensuráveis os efeitos que a saída de uma empresa desse porte, que possui capacidade multiplicadora de emprego e renda, acarretaria para o Grande ABC.

Atuar na implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico significa, por exemplo, promover plantões de atendimento, palestras, cursos e oficinas como já ocorre atualmente na Sala do Empreendedor de São Bernardo, espaço destinado a fomentar iniciativas empreendedoras nas fases de planejamento, registro, formalização, consolidação e desenvolvimento de empresas. Acredito que o Poder Executivo deva se manter nesse caminho, fazendo de São Bernardo cidade que proporciona bons empregos e, como consequência, qualidade de vida às famílias.

Mauro Miaguti é vereador por São Bernardo, vice-diretor do Ciesp-SBC e professor universitário.

PALAVRA DO LEITOR

Interrupções

Estou com problemas sérios com a AES Eletropaulo e preciso saber o que está acontecendo com a energia elétrica no meu bairro. Há interrupção de energia de três a quatro vezes por dia. Liguei para a ouvidoria e me encaminharam para a central de relacionamento, onde a atendente sugeriu ‘estudo de rede', porém disse que se não encontrasse nenhum problema ‘eu deveria pagar R$ 10,10'. Absurdo! Pago as minhas contas todos os meses e o mínimo que deveria ter é serviço de qualidade! Trabalho em casa com serviços artesanais e também uso muito a internet para isso, quando há queda perco tempo e, automaticamente, dinheiro! Já conversei com meus vizinhos e realmente é na rua toda!

Michelle Cavalcanti, Mauá

Foz

Há grande indignação em Mauá com relação à Foz do Brasil, companhia de abastecimento de água. Exatamente um ano atrás ficamos sem água por 11 dias e, coincidência ou não, já estamos há dias sem o líquido e sem informações. Será que todo ano os moradores, que pagam seus impostos em dia, terão problemas com isso? Ninguém sabe ao certo o que aconteceu nem a previsão para restabelecer o abastecimento. Isso é o que chamo de total desprezo com os moradores de Mauá. Isso já nos tem dado inúmeros prejuízos. Se eu deixar de pagar minha conta por mais de dez dias eles estarão aqui para cortar minha água, assim como todos os juros e mora serão sem demora descontados na minha conta. Indignação é o que resta ao consumidor dessa empresa de nome grande, mas responsabilidade pequena.

Rodrigo de Jesus, Mauá

Tigre

Sou morador de São Bernardo e torcedor do Corinthians. Sou trabalhador, acompanho praticamente todos os jogos do Tigre e do Timão, há sete anos, e nunca me envolvi em confusão, muito menos matei alguém. Portanto, fiquei ofendido e decepcionado com declarações do presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, em reportagem neste Diário (Esportes, dia 20), generalizando como assassinos todos os torcedores do Corinthians. Desta forma, quando quiser defender as torcidas organizadas do Tigre, fiscalize a entrada e veja os torcedores uniformizados do time do Grande ABC, vendendo ingressos que são gratuitos para a torcida. Isso sim é crime! E ninguém vê!

Rafael Santos Gomes, São Bernardo

Resposta

Em resposta à carta do leitor José Eurípedes C. Candeira (Vai cair!, dia 20), o Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André informa que para o terreno localizado na esquina das ruas Independência e Eduardo Monteiro, consta alvará de demolição total, com responsabilidade técnica. A demolição foi concluída. Em vistoria realizada na manhã do dia 21, não foi constatado risco de queda do muro.

Prefeitura de Santo André

Pesquisa x tragédias

Vendo todas as tragédias em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com desmoronamentos, e no Nordeste, com secas e fome, fico indignada que a ignorância impeça o povo de ver e cobrar por essas situações com seu voto. Tenho certeza de que se o Ibope lá fizesse suas pesquisas constataria que esses brasileiros votaram e votariam nesses mesmos políticos que nada fazem por eles nos âmbitos federal, estadual e municipal. E viva o não instruído povo brasileiro!

Tânia Tavares, Capital

Joaquinzão

Esse pessoal que move essa vergonhosa campanha buscando desmoralizar o ministro Joaquim Barbosa fez o mesmo com a ministra Eliana Calmon quando ela instituiu medidas moralizadoras no tempo em que era a corregedora do Conselho Nacional de Justiça. Assim como não conseguiram com ela, não conseguirão com ele, que mora no coração dos brasileiros, e que nos emociona por sua trajetória de vida e coerência ética.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;