Setecidades Titulo
Qualidade de papel higiênico é avaliada
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
20/05/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


Pesquisa realizada pela Pro Teste (Associação de Defesa do Consumidor) identificou que os papéis higiênicos de folhas duplas são melhores do que os de folhas simples, pois além de ter quase o mesmo preço, apresentam melhor qualidade de maciez, resistência e são visualmente mais limpos.

O levantamento identificou alguns itens de qualidade dos papéis higiênicos como perfume, metragem e qualidade de absorção. Foram testados 14 modelos de papel, sendo oito de folhas duplas, três de folhas duplas perfumadas e três de folhas simples. A marca considerada a melhor do teste e a melhor opção para compra foi a Dualette Folha Dupla Neutro Ultra. Na avaliação dos papéis perfumados, dos 50 voluntários que participaram do teste, apenas três apresentaram alergia. "Fizemos o teste para orientar os consumidores que, caso tenham alguma irritação, devem suspender o uso", disse a química da Pro Teste Marina Jakubowski.

Nas marcas avaliadas, não foram identificados problemas com relação à metragem dos rolos.

EMPRESAS
Entre as nove empresas avaliadas, a Kimberly Clark, responsável pela Scott e Neve, informou desconhecer os critérios adotados pela Pro Teste para apontar que o papel Scott Folha Simples "apresentou pouco mais de 48% de absorção", uma vez que a empresa realiza os procedimentos determinados pelas normas brasileiras. Em relação à Neve, a marca foi a primeira a oferecer maciez como diferencial. A Melhoramentos, responsável por Sublime e Softy, salientou a importância da pesquisa.

O Grupo Pão de Açúcar fabricante do papel higiênico Extra Folha Dupla Neutro esclarece que todos os seus produtos seguem rigorosos padrões de qualidade e atendem às normas e legislações. O Carrefour informou que realiza constantes pesquisas e acredita que o papel higiênico Carrefour Folha Dupla Neutro tenha sido bem avaliado pelo Pro Teste. A Santher, fabricante da Personal Folha Simples Neutro, informou que não vai se manifestar até obter o detalhamento da metodologia. A empresa acredita que os métodos aplicados são diferentes dos utilizados por elas, que segue normas da ABNT e Inmetro.

Os fabricantes da Mirafiori Folha Dupla Neutro e Dualette Folha Dupla Neutro Ultra não se manifestaram até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;