Esportes Titulo
Novo ministro do Esporte elabora proposta para clube-empresa
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
13/04/2002 | 00:02
Compartilhar notícia


O novo ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, pretende mudar o atual perfil do futebol brasileiro, sem transferir a crise para dentro do governo. Carvalho enviou ao Palácio do Planalto uma proposta de projeto de lei em que só o clube-empresa – ou clube que contrate uma empresa gerenciadora – pode explorar o futebol profissional. "Quero moralizar o futebol, uma paixão nacional que tem um objetivo social. O ato comercial de explorar o futebol nas bilheterias ou nas transações de jogadores é um ato de comércio e, como tal, deve ser regulado", afirmou.

Carvalho disse que baseou o texto nas sugestões apresentadas pela CPI do Futebol. "Ninguém ficou surpreso", disse, ao esclarecer que foram retirados apenas itens considerados demagógicos, como intervenção na CBF (Confederação Brasileira do Futebol).

Além de equiparar os jogos de futebol aos atos de comércio, o texto cria a Lei de Responsabilidade Social do Futebol Brasileiro, torna inelegíveis dirigentes corruptos e autoriza o Ministério Público a fiscalizar a CBF, federações e clubes, nos mesmos moldes do que já acontece nos atos de comércio, como publicação de balanços e auditorias independentes.

O objetivo é de que a lei não seja como a de hoje que, segundo o ministro Caio de Carvalho, é "uma colcha de retalhos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;