Memória Titulo
O legado deste filósofo do Grande ABC

Professor Danilo Di Manno de Almeida, orientador de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista, faria hoje 53 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


"Espero que minha heterobiografia consiga manter-me como ‘passagem' para que outros falem e escrevam naquilo que sou constrangido a publicar... E, também, no que publicarei sem constrangimentos, porque ainda tenho algo a dizer em primeira pessoa".

Professor Danilo (em memória).

* * * 

Professor Danilo Di Manno de Almeida, orientador de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista, faria hoje 53 anos. Falecido precocemente em março, Danilo deixa uma linda família, residente em São Bernardo, e um acervo envolvente de trabalhos acadêmicos, que pode e deve ser conhecido.

"Ele tinha um sonho: manter uma coluna em jornal para falar de filosofia. Comentava sempre que teria assunto de sobra por muitos anos", revela a professora Ângela de Souza Soccio de Almeida, mulher do professor Danilo.

E é verdade. Entrem no Google. Digitem o nome completo do Danilo. E vocês terão uma ideia da produção intelectual deste moço que veio do Interior e escolheu São Bernardo como sua terra, com escapadas às vezes de anos para a Europa, sempre para estudar e se aperfeiçoar.

Recorremos ao livro Recontando a História, os 10 Anos do Mestrado em Educação da Umesp (2009). Em artigo ali publicado, Danilo Di Manno de Almeida envia um recado sobre a vida, sonhos, esperanças. Escolhemos um texto da sua memória de jovem no Interior. Danilo fala do pai.

"Toda a nossa vida familiar foi surpreendida pelas ‘novas' ideias e pelos planos de meu pai. Por aí vieram empreendimentos mais tradicionais como porto de areia, carvoaria; e aventuras dignas de um Indiana Jones, como seguir as trilhas dos bandeirantes para encontrar supostos esconderijos de ouro, enfrentando noites de trovoadas, raios brilhando sobre picaretas, pás, sacolas, lampejos em nossos rostos suados de tanto cavar. Chegamos até a nos lançarmos em busca de ouro lá pela região da Serra Pelada. Tudo isso se passou até os meus 18 anos de idade!".

Danilo Di Manno de Almeida, quantas histórias. Pena que partiu tão cedo.

Fausto Polesi 

News Seller e Diário sempre apoiaram as festas cívicas e as promoções trabalhistas, tudo que viesse a divulgar o bom nome das cidades. Sempre prestigiamos os elementos que se destacassem em todas as áreas. Acreditamos na afinidade leitor-jornal. O jornal exercendo a sua função, o leitor entendendo, acreditando.

Fonte: entrevista gravada em 27-4-1988.

Religiosidade

As duas paróquias de Santa Teresinha, em Santo André e São Bernardo, festejam a padroeira, com várias atividades, hoje e amanhã. Em Santo André, o Bolo de Santa Terezinha; nas duas paróquias, a Bênção das Rosas.

Paróquia Jesus Bom Pastor, de Santo André, faz hoje e amanhã o lançamento do seu ano Jubilar.

Humberto Pastore, assessor de Imprensa da Diocese

NAS ONDAS DO RÁDIO 

USP FM (93,7) - Memória. A história de um avião brasileiro, o heroico Avião Jahu (parte 2). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740) - Quinta Avenida. Hoje: big band do cantor Ray Eberle, cantor Freddy Cole (irmão caçula de Nat King Cole) e a cantora inglesa Shirley Bassey; amanhã: Michael Bublé, cantor canadense, interpreta o repertório de Frank Sinatra. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Para reviver Marco Zero, programa de humor da Rádio Bandeirantes, e o palhaço Arrelia. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Pérola da Serra (87,5) - Reminiscências. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS 

Domingo, 1º de outubro de 1961

Manchete - Termina a greve dos motoristas

Clubes - Bochófilo de Santo André inicia campanha para construção de sede própria.

Imprensa - News Seller organiza o concurso ‘Embaixatriz Estudantil 61'.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 1º de outubro de 1981 

Manchete - Não alinhados advertem: mundo corre o risco de ser envolvido em nova guerra mundial

Especial - Os dramas cotidianos dos pedestres do Grande ABC: reportagem de Eliane Simões, com fotos de Alberto Murayama.

Música - Grupo Tarancón faz o show Bom Dia, na Metodista.

Futebol - Quarta rodada do octogonal decisivo da segunda fase da Segunda Divisão de Acesso: ontem, no Bruno Daniel, Santo André 0, Bragantino 3; no Baetão, Aliança 0, Paulista 0.

Polícia - Preso ladrão da Cidade da Criança.

SANTOS DO DIA 

Milor, Remigio, Teresinha e Veríssimo. Teresa de Lisieux (ou Santa Terezinha do Menino Jesus). Religiosa francesa (1873 - 1897). Deixou vários escritos. Fala da chuva de rosas, representada por graças divinas.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br

EM 1º DE OUTUBRO DE... 

Regulamentado o serviço de auto-ônibus de São Bernardo, hoje Grande ABC.

- Criado o primeiro horário de verão brasileiro (decreto 20.466), conhecido como ‘Horário de Economia de Luz no Verão'. 

1946 - Dirceu da Silva Real nasce em Paranapiacaba, no 3º patamar. Fotógrafo, artesão e pesquisador da memória. Colaborador desta página Memória e das instituições públicas do Grande ABC. 

1956 - Lançado o semanário A Vanguarda, em Rudge Ramos, hoje Folha do ABC.

HOJE 

Início da Semana da Vida, Dia Nacional dos Vereadores.

Dia Internacional da Terceira Idade, Dia do Viajante (ou agente) Comercial (instituído em 1937), Dia da Esquadra, Dia da China, Dia da Nigéria, Dia do Vendedor e Dia do Diário Oficial.

Trabalhadores

Nasce em 1º de outubro: 

1918 - Benetto Paterno, da Itália. Operário da Rhodia. Residia à Rua 12, 115, em Vila Floresta.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

FALECIMENTOS 

Dez pessoas com 80 e 81 anos faleceram em Santo André na primeira quinzena de setembro, segundo levantamento do Serviço Funerário Municipal:

Vera Cruz Pedro dos Santos, 81. Dia 15.

Paulo Mainetti, 81. Dia 8.

Josefa dos Santos, 81. Dia 8.

Amélia Borba Mandelli, 81. Dia 1º.

Florípedes Machado Fumis, 81. Dia 4.

Anália Santos da Silva, 81. Dia 3.

Severino Sebastião de Barros, 80. Dia 14.

João Francisco Nenê, 80.Dia 14.

Elza Almeida Silva, 80. Dia 9.

Yoshiko Nagahama, 80. Dia 4. 

SANTO ANDRÉ

Mafalda Randi Dondi, 94. Natural de Amparo (SP). Dia 29. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

Marina Alves de Brito, 82. Natural de Machado (MG). Dia 28. Cemitério de Vila Pires.

João Elias da Silva, 75. Natural de Santo Antonio da Platina (PR). Dia 27. Cemitério Curuçá.

Mário Ramos de Paiva, 72. Natural de Silvianópolis (MG). Dia 28. Memorial Jardim Santo André.

Evandro Zambelli, 69. Natural de Ribeirão Pires. Dia 27. Cemitério de Vila Pires.

Lurdes dos Santos Souza, 61. Natural de Tapiratiba (SP). Dia 28. Cemitério Santo Pedro, na Capital.

Hamilton Barbosa da Silva, 52. Natural de São Paulo (SP). Dia 28. Cemitério Curuçá.

Mileide Fernandes Tavares, 38. Natural de Lavras da Mangabeira (CE). Dia 29. Cemitério Curuçá. 

SÃO BERNARDO

Francisca Alves de Moraes, 103. Natural de Parambu (CE), onde nasceu em 16-2-1908. Filha de Bernardo José de Oliveira e Antonia Ferreira de Sousa. Dia 28. Cemitério do Baeta.

Norival Coze, 72. Natural de Avaré (SP). Dia 26. Cemitério da Quarta Parada, na Capital.

Ana da Silva Souza, 65. Natural de Andirá (PR). Dia 29. Cemitério dos Casa. 

SÃO CAETANO
(Cemitério das Lágrimas)

Manuel Oliveira de Paiva, 96. Natural de Leiria, Portugal. Dia 21.

Ricardo Luiz Saggioro, 47. Natural do bairro do Tatuapé (Capital). Dia 21. 

DIADEMA

Julio Vitoriano da Silva, 88. Natural de Pernambuco. Nascido em 11-4-1923. Filho de João Vitoriano da Silva e Jovelina Maria da Conceição. Dia 28, em São Bernardo. Cemitério Vale da Paz. 

RIBEIRÃO PIRES

Ricardo Cardoso Ribeiro, 33. Natural de Ribeirão Pires. Dia 28, em Santo André. Cemitério São José.

Rodrigo dos Santos Reis, 27. Natural de Ribeirão Pires. Dia 27. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;