Memória Titulo
De Santo André, uma genealogia à italiana

La storia della famiglia Casagrande: di Tadeo Tamo Del Pio Luogo, 1831-2007, livro de Waldemar Casagrande, andreense (edição familiar).

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


La storia della famiglia Casagrande: di Tadeo Tamo Del Pio Luogo, 1831-2007, livro de Waldemar Casagrande, andreense (edição familiar).

Waldemar Casagrande, autor de A Saga da Família Casagrande (2005), volta ao tema com uma nova edição da obra, atualizada, ampliada e modificada, agora no idioma italiano, graças à colaboração da professora Franca Fattorel, de Conegliano, em Treviso, que fez a tradução e revisão do texto.

O novo livro contém informações colhidas recentemente sobre o nascimento do bisavô Tadeo Tamo Del Pio Luogo, patriarca da família. Há também informações e fotografias obtidas após a primeira edição.

A ideia de Casagrande é atender aos parentes que residem na Itália, daí porque o capítulo sobre a história de Vittorio Veneto foi substituído por um resumo sobre a história do Brasil. Aos que se interessam por genealogia e como produzir uma história sobre família, vale a pena consultar esse livro. Contatos com o autor: wcasa@uol.com.br .

FUTEBOL EM SÃO BERNARDO

Na história de São Bernardo, dois estádios de futebol no Centro da cidade se destacam: o Ítalo Setti e o do Palestra Itália. A Praça Lauro Gomes levou o campo do Palestra de roldão na década de 1950 e uma fonte luminosa foi construída bem no meio do antigo campo; a Avenida Faria Lima acabou com o campo.

O campo de futebol do Estádio Ítalo Setti sobreviveu até a virada da década de 1960 para 1970. E a foto de hoje é de uma das últimas formações do chamado Esporte do Ítalo Setti.

Do acervo de Bruno Guazzelli, a foto foi enviada por Roberto Pelosini.

Os 90 anos de Dona Araci

Araci Salvador Lazzuri está celebrando 90 anos de idade. Ela é viúva de Gigino Lazzuri. Formaram um belo par: ela mais séria, preocupada com os filhos - Maria Helena, Vanda, Luiz Carlos, Ricardo e Eduardo; ele, o saudoso Gigino, sempre extrovertido, com um sorriso gostoso e saudoso, tão responsável quanto a esposa, mas sempre brincalhão.

Hoje, Dona Araci cultiva o mesmo amor para com os netos - Roberta, Maurício, Fernanda, Fábio, Flavia, Luiz Carlos, Giovana, Lucas, Mariana, Luigi, Eduardo, Fernando - e os dois primeiros bisnetos (Julia e João Vitor).

Uma família, os Lazzuri, com histórias que antecedem a chegada da Represa Billings. O sítio dos Lazzuri, formado nos primeiros anos do século 20, ficava no bairro Alvarenga, às margens do Rio Grande, depois represado como o principal formador do manancial.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 20 de março de 1979

Manchete - Fracassa a reunião entre metalúrgicos e empresários: a greve continua

Ribeirão Pires - Ex-prefeito Antonio Simões deixa a Arena e passa para o MDB.

Chácara Silvestre - Desapropriada pela Prefeitura de São Bernardo, a chácara passa a abrigar cursos de desenho e gravura, enquanto se anuncia a instalação da Pinacoteca Municipal.

Futebol - Depois de três meses o Santo André volta a jogar no Estádio Bruno Daniel e vence o Vitória, do Espírito Santo, por 3 a 0, em amistoso.

 SANTOS DO DIA

Alexandra, Ambrósio de Sena, Cláudia, Martinho de Braga e Teodósio.

Ambrósio de Sena. Bispo. Nasceu em Sena, na Toscana, em 1220.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;